Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) irá realizar testes para o Censo 2022 em todo o país e, no Estado de São Paulo, escolheu o município de São Caetano do Sul para a operação. 

A partir do dia 4 de novembro, o IBGE vai entrevistar todos os moradores do Bairro Prosperidade, e já instalou um escritório de apoio no Atende Fácil Express (Avenida Prosperidade, 441). Até 10 de dezembro, serão avaliados os sistemas de coleta de informação, equipamentos, abordagem ao informante e protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022.

“Para a Prefeitura de São Caetano é um privilégio poder viabilizar toda a infraestrutura necessária ao IBGE e contribuir para o sucesso do Censo 2022, iniciativa fundamental para o planejamento de políticas públicas”, declarou a secretária de Governo, que coordena a articulação de diversos setores da Prefeitura envolvidos na ação do IBGE.  

Além da cessão do espaço para a instalação da equipe de recenseadores, a Prefeitura dá apoio tecnológico, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), e promoverá ações de divulgação nos canais de comunicação e em unidades escolares, para informar a população e motivá-la a participar. Para garantir a segurança dos moradores, os agentes do IBGE estarão identificados com uniformes e crachás e a GCM (Guarda Civil Municipal) acompanhará a operação no bairro.

“Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador”, informou o chefe da Unidade Estadual do IBGE, em São Paulo, Francisco Garrido Barcia.

Para a coleta das informações, os recenseadores vão utilizar um dispositivo semelhante a um smartphone, na cor azul, o DMC (Dispositivo Móvel de Coleta). Os moradores poderão verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, o Bairro Prosperidade conta com cerca de 1.000 domicílios e foi escolhido para a aplicação do teste devido às características de urbanização e estrutura, além da diversidade de atividades econômicas existentes.

 

EVENTO DE LANÇAMENTO

No dia 4/11, a partir das 10h, haverá o lançamento oficial do teste censitário do IBGE, em São Caetano, com um evento no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns. O evento contará com a presença de autoridades locais e diretores do IBGE.