Texto: Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS

Foto: Paulo Goulart Filho (Divulgação)

 

Nas próximas segunda e terça-feira (11 e 12/04), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), recebe inscrições para o workshop gratuito “Bailarino Intérprete - A Arte da Interpretação na Dança”, com o ator e bailarino Paulo Goulart Filho. 

A convite da Secult, Paulo Goulart Filho irá conduzir o workshop entre os dias 18 e 20/04 para os alunos da Escola Municipal de Bailado “Laura Thomé” e para a comunidade externa. Estudantes de dança e profissionais interessados devem se inscrever pelo formulário que ficará disponível no link da BIO no Instagram da Secult (@secultscs). 

É possível se inscrever em uma das duas turmas: às 18h ou às 19h45. O curso aberto ao público será na terça-feira (19/04). As aulas serão no local (Rua João Ramalho, 100, bairro Boa Vista, São Caetano do Sul). Para participar, é preciso ter, pelo menos, 16 anos e não é necessário ser munícipe. As vagas são limitadas. Os inscritos até o número limite de vagas receberão orientações até 14 de abril via WhatsApp ou e-mail. 

É o primeiro de quatro workshops previstos para 2022, a serem ministrados por personalidades de destaque e reconhecimento no universo da dança, sempre na Escola Municipal de Bailado de São Caetano. 

“Os workshops são direcionados para os alunos, mas sempre com vagas em turmas específicas para a comunidade externa. Desta forma, contemplamos os estudantes com olhares que extrapolam o balé clássico, e também os demais participantes, ampliando o conhecimento, oferecendo novas vivências e experiências. É uma oportunidade, ainda, para as pessoas conhecerem melhor a instituição in loco”, comenta o secretário municipal de Cultura.

 

Ator do corpo

“O intuito do curso é mostrar como o artista pode se apropriar dos seus sentimentos, das suas emoções, por meio dos movimentos. Vou propor jogos e exercícios teatrais para o aluno vivenciar o palco, a atuação, e poder partilhar essa experiência com o colega e o público”, explica Paulo Goulart Filho.

Ainda de acordo com o ator, bailarino e coreógrafo, a ideia do workshop é lançar um estímulo para despertar o interesse do aluno em buscar caminhos para a formação e aperfeiçoamento: “O bailarino é o ator do corpo, fala através do movimento. E é assim que ele cresce: tem que estar o tempo inteiro aprendendo, buscando novos conhecimentos, novas trocas profissionais em diversas áreas para se tornar um artista mais completo, bailarino e intérprete.”

Mais informações podem ser obtidas por telefone: (11) 4233-8910 ou e-mail: claudia.hirota@saocaetanodosul.sp.gov.br. Toda a programação cultural da cidade pode ser acompanhada pelo portal cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.