Texto e foto: Eliane Parmezani/Secult PMSCS (MTb - 48.006)

 

Abrindo novos caminhos para artistas e técnicos envolvidos com a cultura na cidade, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), leva ao Espaço Verde Chico Mendes a segunda edição do Festival “Aldir Blanc”. 

O evento, no sábado e domingo (11 e 12/12) a partir das 10h, é parte do programa Cultura ao Ar Livre - Natal Mais Feliz, com música, dança, literatura, intervenções e food trucks nos finais de semana de dezembro no parque que é o cartão-postal da cidade. 

O Chico Mendes fica na Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica. A entrada é gratuita, e pede-se a doação de alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade do município. A atividade é indicada para todos os públicos.

O projeto é financiado com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc (n. 14.017/2020) no município. As atrações que integram o Festival foram contempladas no Edital n. 4/2021, lançado pela Secult, de premiação a atividades artístico-culturais, e atende ao Art. 2º, Inciso III da lei federal que dispõe sobre as ações emergenciais em auxílio ao setor. 

Na programação, performances das mais diversas, representando a pluralidade de manifestações artísticas e culturais de São Caetano: shows musicais com faixas instrumentais, rap, forró, MPB, bolero. Além de atividades desenvolvidas especialmente para a criançada: intervenções circenses, histórias e brincadeiras cantadas, teatro. Vale a pena conferir: 

 

Sábado, 11/12

10h (Re)Florescer (Carolina Kathellyn) - música instrumental

11h30 Boleros & Algo Más (Jorge Romero) - bolero

13h School of Rock - rock and roll

14h30 Club Cuca - Brincar, cantar e… chuá chuá! (Luan da Silva)  - show musical interativo de brincadeiras cantadas

16h Tulip Cantando Histórias (Elis Luizaga) - contação de histórias com música e dança

18h Macaco Estrela - rock and roll

20h Banda Circo Strimilicotric (Weslei Soares) -  intervenções circenses dos palhaços Tchutchuco, Cuíca e Batatinha

 

Domingo, 12/12

10h às 16h Literatura no Parque - intervenções literárias

11h Fada Íris e as Cores do Arco-Íris (Égle Camolês) - teatro infantil

13h Caele apresenta: Chora, flauta! (Levi Pereira) - choro

14h30 Grupo Furiah - MRPB 360° (Rodrigo Leitão) -  clássicos da MPB com a roupagem rap, hip-hop e trap

16h Forró de Todos (Thiago Diogo) - forró pé de serra 

17h30 Guitarra Baiana & 70 anos de Trio Elétrico - Tributo a Moraes Moreira, Armandinho Dodô & Osmar (Marco Polo Pan)

19h Banda Niguim - projeto Brasilidades (Aline Fagundes) - MPB

20h30 Banda Forró Rumbora (Bruno Andrade) - forró

 

A primeira edição do Festival Aldir Blanc, 100% digital, entrou no ar dia 06/03, com 10 horas e meia de programação, formada por 12 atrações, e está disponível no Youtube da Secult (SECULTSCS): www.youtube.com/secultscs.

A cada semana, a Secult vai divulgar a programação do “Natal Mais Feliz”. Nos dias 18 e 19, a agenda será especial de fim de ano. Acompanhe as novidades pelo Portal da Cultura (cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br) e pelo Instagram @secultscs.