Foto: Eric Romero

No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado amanhã (25), data criada para sensibilizar novos doadores e homenagear aqueles que ajudam a salvar milhares de vidas, o Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, de São Caetano do Sul, receberá os doadores no espaço especialmente decorado e com distribuição de brindes.

No último mês o espaço sofreu queda de 40% no estoque de bolsas e os níveis estão abaixo do esperado, tornando-se insuficientes para atender à demanda dos hospitais.  Por esse motivo, a Prefeitura convida a população para que compareça ao local (Rua Peri, 361, 1º andar - Bairro Santa Paula), de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h, para reverter esse quadro. A ajuda de um único doador pode salvar até quatro pessoas que necessitam de sangue em cirurgias e tratamentos.

Toda campanha de doação de sangue deve ser agendada com antecedência. Conforme nota técnica do Ministério da Saúde serão considerados inaptos para doação candidatos que foram infectados pela covid-19 por 30 dias após a completa recuperação. Candidatos que tiveram contato com pessoas positivas pelo vírus estão inaptos por 15 dias. Quem se vacinou com a Coronavac precisa aguardar 48 horas para fazer a doação e as demais vacinas, sete dias. 

DOCUMENTAÇÃO

Para doar sangue, a pessoa deve portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira Nacional de Habilitação); ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos); pesar acima de 50 Kg; estar em boas condições de saúde; estar alimentada, porém evitar refeições pesadas (gordurosas).

Quem fez tatuagem há mais de 1 ano ou possui diabetes Tipo II, sem uso de insulina, também pode doar. Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 1 ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de um ano. O Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma fica na rua Peri, 361, no Bairro Santa Paula. A coleta é realizada de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12h. Informações pelo telefone 4227-1083. Instalando o app da Colsan é possível agendar data e horário para fazer a doação.