Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

São 19 horas e as integrantes da Escola Municipal de Bailado Laura Thomé já estão prontas para a apresentação que só vai acontecer 40 minutos depois. Se elas estão preparadas? A resposta é um uníssono “sim!”,  acompanhado de um sorriso que mistura expectativa e ansiedade. Não é para menos: devido aos dois anos de interrupção por conta da pandemia de covid-19 é a primeira vez que as bailarinas se apresentarão na mais tradicional festa da cidade. E elas querem fazer bonito: antes delas já se apresentou a Banda Via Roma, com um show primoroso que reuniu músicos, cantores e dançarinas típicas.

 Assim foi a 29ª Festa Italiana em seu terceiro final de semana: cada apresentação foi feita com muita energia, dedicação e carinho, o mesmo carinho que as mammas colocaram nos temperos dos pratos típicos, todos elogiados. O público não se acovardou pelo frio, nem no sábado (20/8) nem no domingo (21), e lotou as barracas de alimentos e a praça de apresentações, animados pelas músicas e pelas brincadeiras de Fred Rovella, particularmente querido entre as crianças. Casais dançavam agarradinhos as músicas românticas, famílias dançavam tarantela e, quando Rovela entoava seu tradicional “pula, pula”, tirava todo mundo do chão. Realmente, o frio não foi páreo para a Festa Italiana de São Caetano.

O prefeito esteve na festa nos dois dias, circulando por todas as barracas e parando, a cada passo, para atender pedidos de fotos. Uma dessas fotos vai correr o mundo: é que um grupo de jovens estudantes intercambistas, apoiados pelo Rotary Clube, fez questão de tirar fotos com o prefeito da cidade. Eles são alunos do Ensino Médio, de 16 a 18 anos, que passarão o ano com famílias de São Caetano, enquanto alunos sancaetanenses serão hospedados por famílias do exterior. Esse grupo, com representantes da Suíça, França, Itália, Dinamarca e México, aproveitou a noite de domingo para se divertir e conhecer um pouco mais da cultura da cidade.

Quem ainda não foi à festa, ou quem não deixa de ir nem um final de semana, tem mais uma oportunidade:  a 29ª Festa Italiana se encerra nos próximos dias 27 e 28 de agosto. O sábado contará com apresentações da banda Itália Brasil, Fred Rovella Banda Show com Ballet Tarantella e cantora Celeste Zeminian. E no domingo ocorre a cerimônia de encerramento com representantes das entidades participantes da Festa e um show especial com a Família Lima.