O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a Secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, realizaram nesta quarta-feira (24/06) vistoria técnica no espaço onde funcionará a nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, na rua Espírito Santo, 27, centro.

“Dentro do plano de expansão do Complexo Hospitalar de São Caetano, uma das medidas será a transferência da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera para uma unidade externa com atendimento especializado e novas propostas”, explicou o prefeito.

A Casa contará com dois novos projetos: o Pré-Natal Integral e o Pré-Natal Odontológico. “Cuidaremos da mulher durante a gestação de maneira integral com equipe multiprofissional, a fim de promover mais qualidade na saúde física e mental, contribuindo para um parto adequado, promoção do aleitamento materno e estimulação do vínculo mãe e bebê”, destacou a Secretária de Saúde, Regina Maura.

O pré-natal odontológico será uma das grandes novidades que o espaço oferecerá. “O acompanhamento odontológico durante a gestação, que é desconhecido por muitas pessoas, será de grande relevância, pois estudos apontam que doenças bucais podem repercutir com infecções e pré-eclâmpsia, aumentando o risco de partos prematuros e bebês de baixo peso. Por isso, o pré-natal odontológico será, além de inédito na região, importante, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê”, explicou Patrícia Mesquita, coordenadora da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.

O espaço fará acompanhamento de bebês prematuros e de baixo risco com alta da maternidade. O objetivo é orientar e acompanhar o aleitamento materno, auxiliando a mãe amamentar e, com isso, diminuir o risco de doenças. “Além de todo vínculo e afeto entre a mãe e o bebê, o leite materno protege a criança de uma série de doenças, evitando as consultas no PS Infantil”, afirmou Patrícia.

O novo local abrigará uma sala ampla de convivência e espaço infantil; três consultórios, um deles equipado para atendimento odontológico; sala de amamentação; espaço para hospital dia; copa para mães e funcionários; além de salas de espera e para atendimento da equipe multidisciplinar.