Foto: Eric Romero

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou no dia 11 de novembro o atendimento com exames para homens na Carreta Mais Saúde para o Homem, que percorre diversos espaços da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Durante os primeiros quinze dias, foram realizados 4.066 exames e consultas, além de 155 encaminhamentos para cardiologista e urologista. Os atendimentos na carreta serão estendidos até o dia 15 de dezembro e, nos próximos dias, a programação com os novos pontos será publicada nos canais de comunicação da Prefeitura.

 Os homens têm à disposição exames como teste de PSA Rápido, com resultado em dez (10) minutos, eletrocardiograma, ultrassom de abdômen total, ultrassom do aparelho urinário e ultrassom de próstata via abdominal. Devido ao preparo das ultrassonografias são feitos agendamentos para o dia seguinte.

Silvio Pereira dos Santos, 54 anos, faz exames de prevenção todo ano. “Esse ano foi ainda melhor, fiz os exames na rua de casa, sou morador aqui da Manoel Coelho e foi muito prático.”

Depois de acompanhar a esposa e a filha nos exames da carreta Mais Saúde para as Mulheres, Altair Vicente de Lima, 53 anos, fez o PSA e outros exames. “Achei muito interessante o formato da carreta, que levou exames para diversos bairros da cidade. Deveria servir de exemplo para outras cidades, ampliando o acesso aos exames de prevenção.”

Hebert Tenis, 46 anos, aproveitou a oportunidade para fazer pela primeira vez todos os exames disponíveis. “Facilitou muito poder fazer os exames no mesmo local.”

Depois de todos os exames, uma médica já entrega aos pacientes os laudos e encaminha aos especialistas, se necessário. “É sempre muito importante fazer check ups anuais. Desde os 39 anos, que faço exames de prevenção. A carreta agilizou muito, disponibilizando vários exames no mesmo espaço.”

Preparo dos exames elegíveis para homens de 40 anos ou mais:

PSA: não ter ejaculado nas últimas 48h; não realizar exercício em bicicleta nas últimas 48h; não ter andado de moto nas últimas 48h; não ter realizado procedimentos por via retal ou uretal; suspender uso de suplementação vitamínica por 72 horas.

Ultrassonografia:  de abdômen total - 6 horas de jejum; de próstata - não tem preparo. Ultrassonografia do aparelho urinário - ingerir seis copos de água.

Programação da Carreta Móvel

Até 27 de novembro – Praça Cardeal Arcoverde (Centro)

28 de novembro – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy – Bairro Olímpico)

29 a 4 de dezembro – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100 – Bairro Nova Gerty)