A construção da nova escola de Educação Infantil na Praça Luiz Olinto Tortorello, no Bairro Santo Antônio, em São Caetano do Sul, segue dentro do cronograma, apesar da pandemia de coronavírus. A nova unidade, projetada no modelo de escola parque, com implantação de 15 medidas de sustentabilidade, deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre.

Considerado serviço de caráter essencial, o setor de construção tem permissão para continuar em atividade durante a quarentena, esclarece o arquiteto da Secretaria de Obras. Ele explica que os funcionários que estão trabalhando nessa unidade utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) que lhes garantem proteção contra a doença. “Normalmente eles já utilizam capacetes, luvas e máscaras que têm durabilidade de dois dias – enquanto as máscaras cirúrgicas valem apenas por 3 horas”, compara.

Segundo o arquiteto, até meados deste mês estará concluída a estrutura da cobertura, feita com madeira certificada. “Já foram feitas as tubulações para captação e abastecimento de água. Estão, agora, em andamento os revestimentos de alvenaria, internos e externos”, complementa.

Atenção especial será dada à etapa final da construção, o paisagismo. O projeto – que atende requisitos do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo – prevê integração da escola com a praça e adoção de medidas de sustentabilidade, como adaptação à topografia local, orientação solar adequada, ventilação e iluminação naturais, e economizadores de água.

O arquiteto Flávio Martins destaca que nenhuma árvore foi retirada da Praça Luiz Tortorello. “Tivemos, apenas, que mudar algumas de local, e vamos realizar o plantio de mudas de espécies nativas."

A nova escola deve criar 120 novas vagas de Educação Infantil para a população de São Caetano.

Suzel Tunes (MTb - 46.082)
09/04/2020

Fotos: Eric Romero/PMSCS