Foto: Letícia Teixieira

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou hoje (6/10) o atendimento em livre demanda com exames para mulheres na Carreta Móvel de Saúde, que vai percorrer diversos espaços da cidade até o dia 4 de novembro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Para ter acesso aos exames, a munícipe deve apresentar documento com foto e Cid Card ou Cartão São Caetano.

Até sábado (9/10) a carreta estará em frente ao Teatro Santos Dumont. “Os exames de prevenção são a única forma de ter acesso ao diagnóstico precoce de várias doenças. Estamos disponibilizando a carreta com diversos exames e esperamos que muitas mulheres procurem os serviços. O mês é delas e vamos trabalhar para que o Outubro Rosa seja um sucesso”, destacou o prefeito Tite Campanella. 

O atendimento será realizado por equipe multidisciplinar, com 12 profissionais atuando por período. As mulheres terão à disposição exames como: ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, Papanicolau e Linda (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas). 

“O maior foco das nossas ações é alertar as mulheres quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O câncer de mama é o tipo de maior incidência e, segundo o Instituto Nacional de Câncer, continua sendo a primeira causa de morte  por câncer em mulheres no Brasil”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.

Raquel Veloso de Oliveira, 38 anos, foi uma das primeiras a passar pela Carreta Móvel, no primeiro dia de atendimentos. “Achei maravilhoso poder fazer todos os exames no mesmo local. A última vez que fiz ultrassonografia das mamas foi há três anos e com a pandemia acabamos não fazendo os exames necessários”.

Angela Maria Dionísio, 64 anos, também aprovou o atendimento. “Há quatro anos fiquei viúva e parei de fazer exames de prevenção. Quando vi sobre a Carreta Móvel e a disponibilidade de exames sem marcação de consultas, pelas redes sociais da Prefeitura, vim verificar e me surpreendi com a agilidade”, destacou.

A Carreta Móvel estará em diversos pontos da cidade até o dia 4 de novembro. Confira os locais:

6 a 9 de outubro – Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111 - Bairro Santa Paula)

10 de outubro – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy - Bairro Olímpico)

11 a 16 de outubro – Alameda Cassaquera, próximo ao número 1.200

17 de outubro – Praça dos Imigrantes

18 a 23 de outubro – Praça Cardeal Arcoverde (Centro)

24 de outubro – Praça dos Imigrantes

25 a 30 de outubro – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100 - Bairro Nova Gerty)

31 de outubro – Praça dos Imigrantes

1 a 4 de novembro – Praça da Riqueza (Prosperidade)