Da Redação/Fundação Pró Memória

Foto: Paula Fiorotti/FPMSCS

A voz da mulher e as questões femininas representadas na arte. Com este viés, duas exposições serão abertas na próxima quarta-feira (18/5), a partir das 19h30, na Pinacoteca de São Caetano do Sul (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255), espaço da Fundação Pró-Memória do município. O evento tem entrada franca, assim como todo o período de visitação, que se estenderá até 5 de agosto.

A mostra “O Corpo do Tempo, da Psique e a Voz” apresenta obras de 20 artistas mulheres atuantes na região do ABC, além de obras de mais 20 artistas que fazem parte do acervo da instituição. A curadoria é de Bruna Marassato e Paula Fiorotti. Já na exposição "Empowerment", a UP Time Art Gallery traz o trabalho da artista portuguesa, radicada na Suíça, Adélia Claven.

VOZ E CORPO

Na primeira mostra, a Pró-Memória escolheu apresentar obras de mulheres que compõem o acervo de arte de São Caetano do Sul, partindo do princípio de dar voz e corpo a trabalhos que, até então, na maioria, não possuem registros consistentes de sua produção. Estas mulheres encontram-se em um espaço de diálogo que convida a pensar as pluralidades de suas produções, de suas técnicas e poéticas, e seus olhares. “Certas questões precisam ser não apenas discutidas, mas também sentidas”, diz um trecho da apresentação da exposição. “A Fundação Pró-Memória traz essa questão da mulher para discussão e reflexão”, afirma o presidente da instituição, Charly Farid Cury.

As artistas participantes são: Ana Takenaka, Bruna Marassato, Cristina Suzuki, Fernanda Speda, Ilda Tinte, Joice Trujillo, Leila Doro, Lourdes Sakotani, Maitê Andorra, Marcia Rosenberger, Mariana Ser, Paula Biddy, Roseli di Martino, Sheyla Ayo, Sueli de Moraes, Tania Turcato, Tatá Anastácio, Thatiana Cardoso, Thayla Eluá e Vitória Fogaça. E as artistas do acervo da Pinacoteca são: Ana Alice Francisquetti, Ângela Parra, Bethy Giudice, Colette Pujol, Cylene Bittencourt, Dolores Branco, Dora César Monteiro, Eddy Tricerri, Ernestina Karman, Francisca Carolina do Val, Hanna Brandt, Iole Di Natale, Jandira Chagas Martini, Lya Amaral de Souza, Maria Bonomi, Maty  Vitart, Niobe Xandó, Regina Silveira, Therezinha Rímoli e Vania Pereira.

DIREITOS E OPORTUNIDADES

Já a artista visual Adélia Clavien apresenta um novo olhar para a questão feminina. A mostra “Empowerment” tem como objetivo despertar a consciência de que todos, sem exceção, independentemente de gênero, fazem parte de um esforço por direitos e oportunidades. O que move essa jornada é o amor. 

Adélia tem participado de uma série de exposições internacionais. O que chama a atenção é o trabalho de sobreposição, onde conecta elementos inesperados, cores, textos, texturas e apresenta uma composição do ser humano como ele é muito além da simples aparência física.

SERVIÇO:

Exposições: “O Corpo do Tempo, da Psique e a Voz” e "Empowerment"

Local: Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255)

Abertura: 18 de maio de 2022, quarta-feira, às 19h30

Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h. Até 5 de agosto

Entrada franca

Informações: 4223-4780