Foto: Divulgação 

O artista plástico paulistano Marcos Garrot ganhou duas exposições simultâneas na Pinacoteca Municipal, da Fundação Pró-Memória de São Caetano. As obras evidenciam o movimento e a energia presentes nas formas geométricas. As mostras de Passagem e Marcos Garrot e a liberdade cuboconcreta têm visitação gratuita até 3 de fevereiro de 2023, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Iniciando sua quarta década dedicada à arte, Garrot tem formação clássica e experiência desenvolvida com peças tridimensionais. Nas palavras do crítico de arte Enock Sacramento, “a obra de Marcos Garrot assegura-lhe um lugar significativo entre os construtivistas brasileiros, que constituem um dos mais sólidos e competentes grupos de criadores do país.” Um de seus trabalhos de grandes proporções pode ser visto na Estação Santos-Imigrantes do Metrô, em São Paulo. A obra Esfera, de 2 m de diâmetro, foi instalada em 2009 no local.

 

A exposição de Passagem, especialmente desenvolvida para a Pinacoteca de São Caetano, traz a plenitude do desenvolvimento artístico de Garrot. Seus estudos, desde 1980, desencadearam num exercício contínuo com o círculo, triângulo e quadrado, chegando à consciência de que as formas emanam energia e poder, no sentido da Geometria Sagrada.

 

Já em Marcos Garrot e a liberdade cuboconcreta, o escultor apresenta um conjunto de trabalhos que surpreendem pelo movimento e pela beleza, quebrando, por meio da magia da arte, a aparente rigidez da forma do cubo – uma forma tridimensional pura e simples, coirmã da esfera. A série traz peças de 10 cm x 10 cm x 10 cm, conectadas quatro a quatro, em 20 combinações.

 

SERVIÇO

de Passagem e Marcos Garrot e a liberdade cuboconcreta – exposições 

Visitação: Até 3/2/23, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Local: Pinacoteca Municipal de São Caetano (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula)

Informações: 4223-4780