Texto: Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS

Foto: Regina Maria/Secult

 

Entre os dias 5 e 15/07 acontecem as Pré-Conferências de Cultura de São Caetano do Sul. Serão nove encontros abertos ao público e divididos por eixos temáticos, em diferentes espaços da cidade, sempre das 19h às 20h30 (veja abaixo em “Agenda”). O objetivo é traçar caminhos e novas diretrizes na construção do segundo Plano Municipal de Cultura.

De iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e do Conselho de Política Pública Cultural de São Caetano do Sul (Concult), e alinhada às diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura (Lei Federal 12.343/2010), as Pré-Conferências convidam agentes, produtores, artistas, profissionais do ramo e demais interessados a contribuir ativamente com o desenvolvimento das ações culturais no município. 

“É uma oportunidade para a participação popular: a construção do novo Plano de Cultura está nas mãos da sociedade civil e dos artistas da cidade. Portanto, é fundamental que os artistas conversem entre si e, como sociedade civil, se mobilizem e tragam ideias, demandas, o que almejam para a cultura na cidade. A adesão da população nesse debate é extremamente importante”, declara o secretário de Cultura.

 

Programas, projetos e ações

Elisa Alves, presidente do Conselho de Cultura e titular da cadeira de Música, explica que “o Plano Municipal de Cultura planeja programas, projetos e ações, contemplando a diversidade das expressões culturais. A proposta das Pré-Conferências é ouvir a população e os diversos segmentos artísticos da cidade, fomentando assim o diálogo e mapeando as demandas, a fim de construir o novo Plano.”

“Para isso, teremos por base o Plano de Cultura vigente: faremos revisões e daremos seguimento com novas propostas colhidas dessas escutas, de maneira presencial e digital. É de fundamental importância que todos participem e ajudem a potencializar a cultura do município”, conclui Elisa. 

O primeiro e atual Plano de Cultura de São Caetano do Sul foi elaborado entre 2010 e 2011 e instituído por meio da Lei 5.159/2013. O novo Plano, com vigência para o período entre 2023 e 2032, será votado na Conferência Municipal de Cultura, prevista para o segundo semestre. 

 

Agenda

05/07 (terça-feira) - Música e Literatura

Fundação das Artes (Unidade Santa Paula) | Rua Martim Francisco, 471, bairro Santa Paula

 

06/07 (quarta-feira) - Artes Visuais e Artesanato

Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade - CISE Benedicto Djalma Castro | Rua Garça, 323 - bairro Prosperidade

 

07/07 (quinta-feira) - Audiovisual (Cinema, Vídeo e Fotografia)

Teatro Santos Dumont | Av. Goiás, n. 1.111, bairro Santa Paula

 

08/07 (sexta-feira) - Cultura e Gestão (Sistemas de Cultura, Acesso, Economia Criativa e Conselho)

Estação Cultura | Rua Serafim Constantino, s/n (piso superior do terminal rodoviário), Centro

 

11/07 (segunda-feira) - Artes Cênicas (Dança, Circo e Teatro)

Fundação das Artes (Edifício Milton Andrade) | Rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Oswaldo Cruz

 

12/07 (terça-feira) - Cultura e Educação

Estação Cultura | Rua Serafim Constantino, s/n (piso superior do terminal rodoviário), Centro

 

13/07 (quarta-feira) - Patrimônio, Memória e Culturas Tradicionais

Fundação Pró Memória | Av. Dr Augusto de Toledo, 255, Centro

 

14/07 (quinta-feira) - Cultura e Cidadania (Território, Diversidade, Direitos Culturais e Parcerias com a Secretaria de Saúde)

Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade - CISE João Nicolau Braido | Rua Humberto de Campos, 600 - bairro São José

 

15/07 (sexta-feira) - Cultura e Tecnologia

Universidade de São Caetano do Sul - USCS Campus Barcelona | Av. Goiás, 3.400, bairro Barcelona

 

Mais informações podem ser obtidas por e-mail: concultsaocaetanodosul@gmail.com. Acompanhe a programação cultural da cidade pelo site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.