Gisele Lopes (MTb - 29.334)

Foto: Eric Romero / PMSCS

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou no sábado (19/11), no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Maria Domingas R. Torres, 90 atendimentos odontológicos em odontopediatria, ortodontia e PNE ( pacientes com necessidades especiais) em mutirão do ProSaúde Fila Zero.

“A cada ação do ProSaúde Fila Zero temos conseguido zerar e/ou equalizar a demanda  que estava represada. Observamos que havia um gargalo em três especialidades e resolvemos ampliar os atendimentos com a oferta de consultas extras. A oferta de vagas em odontopediatria zerou a demanda e, nas demais especialidades, em 50%” afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Para o mutirão de odontologia foram agendados 116 procedimentos: 81 ortodontia, 15 PNE e 20 em odontopediatria. “Embora exista um absenteísmo de 22%, finalizamos a ação com saldo muito positivo. Pacientes atendidos em ortodontia, que necessitam do uso de aparelho, já receberam a solicitação para documentação ortodôntica, e os agendamentos extras para pacientes com necessidades especiais, foram extremamente importantes para diminuir a fila de espera. São consultas que demandam atendimento diferenciado devido às limitações, atenção do profissional não apenas com o paciente, mas com muitas orientações aos familiares”, explicou o coordenador do CEO, Carlos Eduardo Bassuto.

Taís e Evandro Felipe acompanharam o filho Lorenzo Formigoni Felipe (7 anos), que passou pela ortodontista. “Estávamos aguardando a avaliação há cerca de três meses. Adoramos o atendimento, foi muito bom. Como já tinha passado há alguns meses em uma dentista participar já adiantei toda documentação, agora tivemos a confirmação de que ele realmente precisará do aparelho ortodôntico,  teremos que fazer uma panorâmica e, no retorno, já agendado para dezembro, ele já fará os moldes“, explicou Taís. 

Luiza Camargo Oliveira (11 anos) também foi atendida no mutirão. “O atendimento foi excelente. Ela passou pela odontopediatra para fazer uma triagem e estava tudo certo. Agora voltaremos só daqui seis meses para acompanhar”, afirmou seu pai Elias da Silva Oliveira. 

 

PROSAÚDE FILA ZERO

O Programa ProSaúde Fila Zero realizará, até dezembro, diversos mutirões de cirurgias, exames e consultas atendendo as demandas represadas por conta da pandemia. Todos os mutirões estão sendo realizados com agendamentos respeitando as prioridades e o tempo de espera nas especialidades.