A transparência norteia todas as ações da Prefeitura de São Caetano do Sul. E na pandemia do coronavírus não é diferente. Trabalhando com a máxima lisura para bem informar os veículos de imprensa e a população, a Subsecretaria de Comunicação disponibiliza boletins diários sobre os casos de covid-19 na cidade desde 14 de março, quando foi registrado o primeiro infectado no município.

Este trabalho foi aperfeiçoado nesta semana. Com o apoio da Subsecretaria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, os boletins agora vão além de informar sobre a quantidade de casos confirmados e em investigação, traçando também o perfil dos infectados (idade, sexo e comorbidades), o estado de saúde deles e, se internado, em qual hospital está. A compilação dos dados abrange os hospitais públicos e privados.

Os dados são atualizados diariamente e disponibilizados, no período noturno, no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br.

“Adotamos série de medidas para salvar vidas. E, além de comunicar estas ações, consideramos essencial informar os moradores sobre os casos, com o maior detalhamento possível. Esta divulgação ampla, oficial e transparente também combate as fake news, propagadas por pessoas com interesses obscuros, e que só levam pânico à população”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

O subsecretário de Comunicação, Fernando Scarmelloti, destaca que a informação é uma das ferramentas para a cidade atravessar este momento com mais tranquilidade. “Toda nossa equipe está voltada à cobertura da pandemia em nossas plataformas, com destaque às redes sociais e ao envio de informações pelo WhatsApp São Caetano, ferramentas que nos garantem transparência, agilidade e comunicação mais eficiente com os moradores. Aqui os números estão abertos à comunidade, são reais e levamos à cidade de forma técnica e responsável”, enfatiza.