Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul deu o pontapé inicial ao Programa Agente Cidadão Sênior e as diretrizes do novo trabalho aos 200 classificados, na terça-feira (16/11), no Teatro Santos Dumont. 

O evento contou com o prefeito Tite Campanella, os secretários de Assistência e Inclusão Social (Seais), Marisa Catalão; de Saúde, Danilo Sigolo; do subsecretário de Comunicação, Fernando Scarmelloti; da coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini, vereadores e os 200 aprovados, que deverão iniciar nas escolas nesta quarta-feira (17) pela manhã.

O prefeito Tite Campanella abriu a apresentação dos aprovados e enalteceu as políticas públicas da cidade voltadas à Terceira Idade. “Toda a classe política estava muito ansiosa para retomar esse programa. Hoje, o Agente Cidadão Sênior pertence a São Caetano, é único em todo o País, e foi feito exclusivamente para a Terceira Idade. São 200 pessoas que representam um quarto da população de São Caetano acima de 60 anos e estão aqui porque amam e conhecem cada pedacinho da cidade. Parabéns a todos”, concluiu Tite.

A coordenadora da Comtid corroborou as palavras do chefe do Executivo. “Estamos muito ansiosos para iniciar as atividades. O evento de hoje é uma forma de integrar os aprovados, que amanhã iniciarão em seus locais de trabalho”, destacou Lucila.

Para a secretária da Seais, o retorno do programa Agente cidadão Sênior vem em um momento muito oportuno. “Após quase 2 anos de pandemia, onde os idosos se privaram de relacionamentos sociais, este programa retorna para reinseri-los na sociedade. Além disso, fico muito orgulhosa de ter acompanhado a primeira turma do Agente Sênior, em 2007, quando o programa foi criado pelo então prefeito José Auricchio Júnior”, complementou Marisa. 

Os aprovados, que iniciam efetivamente sua jornada de trabalho nas escolas nesta quarta-feira, saíram do evento com seus locais de trabalho acertados e munidos de crachá e uniforme. “Eu amo São Caetano. Sempre fui muito bem tratado e os programas para os Idosos são excelentes. Fazem a gente voltar com a vida ativa e mais feliz”, comentou Norival Romeiro.

 

GUIA DA SAÚDE

Além do lançamento do Agente Cidadão Sênior, o evento serviu para a apresentação do novo Guia da Saúde (realização da subsecretaria de Comunicação), onde consta todos os serviços prestados pela cidade nesta área. 

O secretário da Saúde, Danilo Sigolo entregou o primeiro Guia da Saúde ao prefeito Tite Campanella. “O Guia da Saúde é uma publicação, que traz todos os estabelecimentos com horários e serviços disponíveis em nossa rede e que auxilia todos os moradores facilitando na busca pelo serviço necessitado”, resumiu Sigolo.

Cheia de esperança no olhar, a senhora Alice Gracciutti Rosa deixou o evento com seu kit de trabalho e com o Guia, afirmando que o Programa Agente Cidadão Sênior não é apenas para trabalhar, mas para renovar todo o sentimento de vida e utilidade que o idoso carrega dentro de si. “Eu amo esta cidade e poder fazer parte deste programa é um sonho realizado. Com certeza, é a melhor cidade para o idoso viver. Obrigada, São Caetano”, finalizou Alice.