Foto: Eric Romero / PMSCS

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, empossou os 33 integrantes do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), nesta segunda-feira (7/6), em reunião virtual por conta dos protocolos de combate à covid-19.

O presidente empossado é Alan Rosendo, diretor de Meio Ambiente. A atual composição do conselho para o biênio 2021/2023 foi oficializada pela Portaria nº. 37.089, de 17 de maio de 2021.

Os titulares e suplentes do Condema são representantes de secretarias municipais (Sesurb, Sesaud, Seohab, Sefaz, Seeduc e Sejur), do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), Câmara Municipal e sociedade civil (Igreja, Aciscs, associações, Ciesp, federações, OAB, sindicatos, coordenadorias e Rotary).

O prefeito Tite Campanella enalteceu o fato de os conselhos serem instrumentos fundamentais de controle social. “O Condema é um dos conselhos mais importantes na cidade. Aliás, o meio ambiente é uma prioridade nossa, desde a plantação de uma pequena árvore no bairro até a coleta de resíduos sólidos. Parabenizo a todos os conselheiros e entidades pela doação ao município.”

“Novamente, com muita satisfação fui conduzido à presidência deste importante conselho, que é o Condema. Reafirmo meu compromisso com a gestão ambiental de São Caetano, bem como das políticas de sustentabilidade e conservação dos recursos naturais”, comentou Alan Rosendo.

O diretor da Sede dos Conselhos e secretário executivo do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), Elísio Peixoto, também falou sobre a atuação do conselho. “O Condema representa a sociedade e as entidades ambientalistas na defesa da gestão pública ambiental, áreas verdes, recursos hídricos, saneamento básico, drenagem urbana e resíduos sólidos, entre outros”, finalizou.

CONDEMA

Criado por meio da Lei Municipal nª 4.620, de 16 de abril de 2008, o Condema é um órgão colegiado e autônomo, de caráter normativo, consultivo, deliberativo, de assessoramento do Poder Executivo Municipal nos assuntos referentes à proteção e à preservação ambiental. A política municipal de meio ambiente se articula nas diversas políticas públicas de gestão e proteção ambiental, de áreas verdes, de recursos hídricos, de saneamento básico, de drenagem urbana e de coleta e destinação final de resíduos sólidos.

CONSELHO

Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa):

Rodrigo Gonçalves Toscano – titular

Vanessa Rodrigues Belinchon Wengryn – suplente

Paula Fernanda Motta Rodrigues - titular

Karen Mazuchi Scolástico – suplente

Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud):

Vanessa Aparecida Cuel Fernandes – titular

Rafaela Zanca – suplente

Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Seohab) e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz):

Sonia Maria Shiraishi – titular Seohab

Ana Graziele Plonkoski – suplente Sefaz