Foto: Divulgação / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou nesta segunda-feira (26/4), de forma virtual, a cerimônia de posse dos novos integrantes do CMS (Conselho Municipal de Saúde), para a gestão 2021/23.

Participaram a secretária de Saúde e presidente do Conselho, Regina Maura Zetone, o diretor da Sede dos Conselhos Municipais e secretário do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), Elísio Peixoto, e os conselheiros empossados.

Regina Maura enalteceu a importância da constituição do bloco. “É muito relevante o trabalho do Conselho Municipal de Saúde junto às diretrizes da Secretaria. Os novos conselheiros iniciam uma atuação efetiva, apresentando soluções e auxiliando na condução de melhorias na área”, destacou, ao reiterar que todas as metas do exercício 2020 foram atingidas.

Já Elísio Peixoto ressaltou a atuação do CMS na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde do município. “O Conselho Municipal de Saúde é composto por representantes do governo municipal, prestadores de serviços, profissionais da área e usuários do sistema, atuando nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões são homologadas pelo chefe do Executivo. Desejamos um excelente mandato a todos.”

OBJETIVOS

O CMS foi criado pela Lei Municipal nº. 3.338, de 9 de dezembro de 1993, e alterado pela Lei nº. 5.120, de 8 de maio de 2013. Trata-se de uma instância colegiada, deliberativa, consultiva, normativa, fiscalizadora e permanente das ações de Saúde, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Saúde, com composição, organização e competência fixada na Lei Federal n. º 8.142/90.

O CMS participa da discussão das políticas de Saúde na qual se manifestam os interesses dos diferentes segmentos sociais, possibilitando a negociação de propostas e o direcionamento de recursos para diferentes prioridades.

REPRESENTANTES DO GOVERNO, PRESTADORES DE SERVIÇOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

THIAGO CORREIA MATA – titular – Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud);

ANELIZE RUBIO DE ALMEIDA CLARO CARVALHO – suplente – Secretaria Municipal de Saúde (Sesaud);

VALÉRIA TROFINOVAS DARDIN – titular – Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais);

ROBSON SALES PEREIRA – suplente – Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais);

MARIA APARECIDA RÓS – titular – Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul;

GRAZIELA APARECIDA GERMANI TAMIASI – suplente – Fundo Social de Solidariedade;

RICARDO EUGÊNIO MARIANI BURDELIS – titular – Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS);

ERICO FILEVE MAIA – suplente – Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS);

TOEBALDO ANTONIO DE CARVALHO – titular – Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan);

AFONSO JOSÉ PEREIRA CORTEZ – suplente – Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan);

ZUBEIDE MARCON REBELLO DA SILVA – titular – Associação Paulista de Medicina (APM);

JEANETTE BELLE – suplente – Associação Paulista de Medicina (APM);

ANA PAULA HAUSSAUER – titular – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);

ROSA APARECIDA FIUKA – suplente – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);

DANIELA LOUREIRO LOLLI – titular – Hospital Beneficência Portuguesa;

ANTONIO APARECIDO NOGUEIRA RUBIRA – suplente – Hospital Beneficência Portuguesa;

PAULO REZENDE FERREIRA – titular – Hospital Santa Ana;

GIOVANNA MAK – suplente – Hospital Santa Ana;

RAFAEL DE MENEZES PADOVANI – titular – Laboratório Rocha Lima;

CATIA APARECIDA GONÇALVES – suplente – Laboratório Rocha Lima;

STEFÂNIA WLUDARSKI – titular – Organização Social de Saúde Fundação do ABC;

LUCIANO AUGUSTO BARTELT DA SILVA – suplente – Organização Social de Saúde Fundação do ABC;

LUIZ ANTONIO DELLA NEGRA – titular – Rede D´Or;

PAULO ROGERIO SELLANI – suplente – Rede D´Or;

REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS

ROSANA FERNANDES MAIOTTO – titular – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami);

MARIA DE LOURDES CUPERTINO DE OLIVEIRA – suplente – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami);

ALEXANDRE DAMASIO COELHO – titular – Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul (CDL);

NILTON ALVES DOS SANTOS – suplente – Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul (CDL);

GISELE MAIDI LUGLIO – titular – Conselho Tutelar de São Caetano do Sul;

TEODORO ALMEIDA PINTO NETO – suplente – Conselho Tutelar de São Caetano do Sul;

IVETE RANALLE NORONHA – titular – Lions Clube;

MÉRCIA ALVES SANTIAGO – suplente – Lions Clube;

MARCOS BUIM – titular – Ordem dos Advogados do Brasil – 40º Subseção da OAB;

PAULO VINICIUS ZINSLY GARCIA DE OLIVEIRA – suplente – Ordem dos Advogados do Brasil – 40º Subseção da OAB;

JOELMA SOUZA GOMES DA SILVA – titular - Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos em São Caetano do Sul;

MIGUEL PARENTE DIAS – suplente - Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos em São Caetano do Sul;

CARLOS NIVALDO DALPINO – titular – Pastoral da Saúde;

PAULO BORGES DE MORAES – suplente – Pastoral da Saúde;

ONÉSIMO RIBEIRO DE SOUZA – titular – Conselho de Pastores;

REINALDO UBIRAJARA DE MORAES – suplente – Conselho de Pastores;

VERONICA PAIVA DE ALENCAR – titular – Promotoras Legais Populares;

NURIA SOLANAS PEREZ ANTUNES – suplente – Promotoras Legais Populares;

MARTA NOVAES POLI – titular – Rede Feminina de Combate ao Câncer;

MARIA LUCIA PAINE ALEIXO – suplente – Rede Feminina de Combate ao Câncer;

DENISE CASARIN DAS NEVES – titular – Rotary Club;

NEUSA TOLOI LACAVA – suplente – Rotary Club;

ISABEL BONATTO – titular – Legião Brasileira dos Aposentados e Pensionistas;

DULCE WILMA VINCCI – suplente – Legião Brasileira dos Aposentados e Pensionistas.