A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou no sábado (2/7) um treinamento do Sistema de Emergências do município e Suporte Avançado em Cardiologia para pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR). A capacitação foi realizada no Centro de Treinamento de Base do SOS Cidadão 156, no Bairro Oswaldo Cruz, e contou com a presença de médicos, residentes, enfermeiras e fisioterapeutas da Atenção Hospitalar. 

O treinamento é composto por aulas teóricas e práticas. O objetivo é aprimorar o atendimento das equipes multiprofissionais frente às urgências encontradas na Atenção Hospitalar e ao modelo de atendimento de suporte avançado, conjunto de manobras invasivas para estabilização clínica do paciente, implantado nas unidades.

O grupo foi formado por residentes da clínica médica, médicos do Complexo Hospitalar, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Engenheiro Júlio Marcucci Sobrinho e do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, além de enfermeiras e residentes. Nos próximos meses serão realizados mais dois encontros com o mesmo tema. 

A capacitação, realizada das 8h às 13h, foi baseada em emergência cardiológica (sistema de emergência com regulação médica e procedimentos no atendimento a paradas cardiorrespiratórias).