Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul criou 23 rotatórias verdes, que além de contribuírem com a organização do trânsito e o embelezamento dos locais, com espaços antes inócuos e que agora têm jardinagem, também aumentam a área permeável e o verde da cidade. Os trabalhos são conduzidos pela Sesurb (Secretaria de Serviços Urbanos) e pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).

Foram construídas 23 rotatórias verdes, em seis bairros: Barcelona, Jardim São Caetano, Mauá, Oswaldo Cruz, Santa Maria e Santa Paula. Estão localizadas em cruzamentos, como na Rua Casemiro de Abreu x Rua Mangueiras; Rua Taipas x Rua Maceió; Rua Espírito Santo x Rua Engenheiro Rebouças; Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira x Avenida Antônio da Fonseca Martins.

Os tipos de grama e plantas das rotatórias são grama Amendoim, São Carlos, Esmeralda, Tagetes, Sálvia, Splenders, Lantana, Agapantos, Margaridas brancas e amarelas, Verbena, Lutiela e Torênia.

 

MAIS ROTATÓRIAS

Há estudos da Sesurb e do Saesa para que mais rotatórias verdes sejam criadas. “A implantação de rotatórias elimina conflitos nos cruzamentos, orienta o fluxo de veículos e auxilia no controle de velocidade. Em alguns casos, inclusive, substitui a utilização de semáforos. Já os jardins contribuem para o aumento de áreas verdes no município e proporciona um paisagismo mais agradável ao entorno”, explica o secretário da Sesurb, Iliomar Darronqui.

O superintendente do Saesa, Rodrigo Toscano, ressalta a importância deste equipamento para o desenvolvimento da cidade. “O projeto das rotatórias verdes demonstra o nosso comprometimento com a gestão pública e bem-estar da população. Essa ação proporciona avanços significativos na área ambiental e paisagismo, além de contribuir com a mobilidade urbana nos principais cruzamentos.”