A Prefeitura de São Caetano inicia nesta terça-feira (1/11), durante a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, orientações e triagens na Unidade Móvel de Odontologia, que estará até sábado (5), na Avenida Presidente Kennedy, 2.400. 

A campanha será realizada das 8h às 17h (dias 1, 3 e 4) e das 8h às 13h (dia 5). O atendimento será em livre demanda, não sendo necessário fazer agendamento para realizar a triagem. A ação é realizada em parceria com a Faculdade de Odontologia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

“Os exames de rotina possuem papel fundamental para identificar problemas na fase inicial, possibilitando tratamento e cura. O exame clínico feito pelo dentista, em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde), é um procedimento simples e possível de verificar lesões suspeitas que precisam ser investigadas. Se não for detectado no início, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia à radioterapia ou quimioterapia”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Na triagem, o dentista observa se existem manchas brancas, feridas e outros sinais que podem estar associados a essa doença. O tabagismo é responsável por 80% a 90% dos casos, além do uso excessivo de álcool, da exposição ao sol sem proteção solar e da infecção pelo vírus HPV, todos fatores de risco à doença.

O câncer de boca é o câncer que mais afeta lábios, língua e mucosa oral. “Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que no Brasil serão registrados cerca de 15 mil novos casos de Câncer Bucal este ano. Deste total, a maioria é de homens. As lesões geralmente são assintomáticas nos estágios iniciais e somente com avaliação clínica podem ser detectadas”, explicou o coordenador de Odontologia, Carlos Eduardo Bassuto.

As visitas periódicas ao dentista devem fazer parte da rotina e ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer. É importante estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias procure um dentista.

Até sábado (5) será possível fazer triagem na Unidade Móvel de Odontologia, que está na Avenida Presidente Kennedy, 2.400 (em frente ao CISE João Castaldelli). Terça, quinta e sexta-feira (1, 3 e 4/11), das 8h às 17h, sábado, das 8h às 13h.