Foto: Letícia Teixeira

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano realizou no domingo (3/10), o Outubro Rosa Pet, uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama em animais. O evento marcou o início das programações, que acontecerão durante todo mês de outubro nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e com a Carreta Móvel, que disponibilizará diversos exames de prevenção. A atividade realizada, em parceria com a Medicina Veterinária da USCS, reuniu mais de 200 pets na Rua de Lazer, na Avenida Presidente Kennedy. 

De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Sigolo, a presença de nódulos pode ser percebida pelo próprio tutor. “Assim como acontece com as mulheres, o diagnóstico precoce é a melhor maneira de detectar um eventual problema. Quando o próprio tutor perceber alguma alteração na palpação, deve procurar ajuda médica veterinária imediatamente." 

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da USCS, Rana Rached, participou da ação com 20 alunos. “Toda mulher faz a profilaxia anualmente e esquecemos de cães e gatos. Estudos mostram que cadelas não castradas chegam a ter 45% de taxa de incidência de câncer de mama. Às vezes, descobrimos nódulos em estágios avançados e a cirurgia pode não resolver mais”, explicou.

O veterinário Reinaldo Perez ficou na Unidade Móvel de Castração orientando e palpando animais para verificar a existência de possíveis nódulos. “Durante o evento, 25 cadelas e uma gata passaram pela Unidade Móvel. Pude tirar dúvidas e orientar sobre a prevenção e importância da castração, que é o único caminho para prevenir o câncer de mama nos animais. O ideal é castrar antes do primeiro cio, diminuindo o aparecimento de tumores de mama e aumentando a qualidade de vida da fêmea.”

Apesar da maior incidência de câncer de mama ser em fêmeas, estudos revelam que entre 1% e 3% dos casos são em machos. Animais mais velhos têm maior probabilidade do aparecimento de tumores. 

A munícipe Amanda Souza levou sua poodle Mell (5 anos) ao evento, e se surpreendeu com as informações recebidas. “Nunca tinha ouvido falar em câncer de mama e o quanto ele é frequente nos animais. Achei muito interessante essa abordagem para quem tem animais de estimação.”

Os tutores receberam amostras de petiscos, rações, produtos para higienizar as patinhas dos animais e participaram de sorteios. O Banco de Rações, que faz parte do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, recebeu 44 quilos que serão encaminhadas a entidades e organizações não-governamentais de proteção a animais. 

O dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, celebrado hoje (4/10), também foi celebrado pelo Padre Flavinho em benção especial aos pets. 

OUTUBRO ROSA

Durante todo o mês de outubro, todas as UBSs terão atendimento por livre demanda, para realização de exames de prevenção, além de diversas atividades como palestras, massagem, maquiagem, workshop de artesanato e rodas de conversa. O munícipe consegue a programação completa do mês nas próprias unidades.

A partir quarta-feira (6/10), das 7h às 19h, uma Carreta Móvel percorrerá diversos pontos da cidade, atendendo em livre demanda para exames de ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, Papanicolau e Linda (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas). 

No dia 12 de outubro, também haverá um espaço fixo fazendo os mesmos exames no Espaço Verde Chico Mendes.