Foto: Divulgação / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul deu posse nesta quinta-feira (25/3), através da Portaria nº. 36.896 de 2 de março de 2021, aos novos 22 conselheiros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que trabalharão nos próximos dois anos (março/21 a março/23).

A cerimônia, virtual para não provocar aglomerações devido à pandemia do coronavírus, contou com os conselheiros e o diretor da Sede dos Conselhos Municipais e secretário do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), Elísio Peixoto.

“A posse dos conselheiros do CMDCA foi realizada por videoconferência, com intuito de evitar aglomeração de pessoas, em observância às medidas sanitárias de prevenção ao contágio da pandemia. Cumprimos, assim, as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente, ao renovar o mandato de um dos conselhos municipais mais importantes de nossa cidade, responsável pelas políticas públicas e defesa das crianças e adolescentes do nosso município. Desejamos sucesso aos novos conselheiros e permanecemos à disposição para prestar total apoio em suas atividades”, declarou Elísio.

OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi instituído na forma da Lei Municipal nº 3.244 (22 de outubro de 1992), cumprindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº. 8.069/90. É atribuição do CMDCA garantir o direito de participação do cidadão na definição das ações de atendimento às crianças e adolescentes e construir novas relações entre governo e cidadão, para a corresponsabilidade na construção de políticas públicas adequadas às reais necessidades do município e de cada comunidade.

O CMDCA acompanha a execução de programas nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Trabalho e Proteção da Criança e do Adolescente no âmbito municipal, garantindo à criança e ao adolescente o direito à vida e ao desenvolvimento integral.

REPRESENTANTES PODER PÚBLICO

Camila Richieri Gomes – titular