Foto: Divulgação / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul mantém a política de investimentos na Segurança do município, visando aprimorar ainda mais a qualidade de vida da população e de seus patrulheiros. A novidade desta vez foi a compra de 10 pistolas de eletrochoque (Spark), que foram entregues pela Seseg (Secretaria de Segurança), no início deste mês.

Também foram adquiridos equipamentos de coleta de dados acoplados à Spark, que permitem leitura e armazenamento em relatório sobre a hora, data e o tempo que a pistola de eletrochoque foi utilizada.

O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, destacou o empenho do governo municipal ao investir em equipamentos modernos que ampliam a segurança da cidade e proporcionam melhor condição de trabalho do GCM. “Além de investir na aquisição e na modernização de equipamentos para uma São Caetano cada vez mais segura, a Prefeitura adquiriu um moderno equipamento não-letal para proporcionar melhor condição de trabalho do GCM, preservando a integridade física tanto do agente policial quanto do agressor”, destacou o secretário de Segurança.

O Spark é um armamento tecnológico nacional, não letal. O armamento emite pulsos elétricos, que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo que o GCM incapacite temporariamente o agressor. 

“A pistola Spark é empregada sob certas circunstâncias, que necessitam o uso progressivo da força para imobilizar o agressor à distância sem colocar em risco a integridade dos GCMs, assim como do indivíduo”, concluiu Lourival.