Foto: Eric Romero / PMSCS 

Em razão das baixas temperaturas, a Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou na terça-feira (17/5) a Operação Baixas Temperaturas: Inverno Seguro, realizada desde 2018.  A iniciativa é uma parceria das secretarias de Saúde (Sesaud) e de Assistência e Inclusão Social (Seais), por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da UPA (Unidade de Pronto Atendimento Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho) e do SOS Cidadão 156 (Serviço de Atendimento em Urgência e Emergência).

Com a frente fria, que chegou na tarde de terça-feira (17) e fez despencar a temperatura nos últimos dias, as ações noturnas foram intensificadas com a entrega de cobertores. Nas duas primeiras noites o serviço SOS Cidadão 156 recebeu 40 chamados - todas as pessoas foram atendidas e receberam cobertores. 

 

INVERNO SEGURO

Com o programa, as pessoas em situação de rua, expostas a baixas temperaturas e frio intenso, podem ser atendidas pelo serviço de urgência e emergência (ambulâncias) para avaliação sobre a necessidade de atenção em saúde, sendo direcionadas para a UPA ou encaminhadas ao serviço de acolhimento institucional para abrigamento. Os atendidos pelo serviço 156 e pela UPA recebem cobertores disponibilizados pela Seais e pelo Fundo Social de Solidariedade.

A ação dos educadores sociais é reforçada sempre que a temperatura atinge ou se apresenta inferior a 13º C, ou, ainda, se a sensação térmica for equivalente. O projeto conta, também, com as Organizações da Sociedade Civil do município, que atuam em parceria com o Creas por meio de ações que ofertam alimentação (café da manhã, almoço e jantar), higiene pessoal (banho, barbearia e corte de cabelo), troca de roupas e encaminhamento para instituições com estrutura de atendimento à população em situação de rua. Além desta ação, também é ofertada, ao usuário que solicitar ao 156, a entrega de cobertores, todas as noites, incluindo fins de semana e feriados.

Por meio de parcerias com ONGs, a Seais oferece 30 vagas para as pessoas em situação de rua que queiram abrigo. A população também pode colaborar. Quem encontrar uma pessoa dormindo na rua, em noites com baixas temperaturas, pode acionar as equipes para que seja feito o primeiro atendimento, pelo telefone 0800 7000 156, das 17h às 8h. Durante o dia, das 8h às 17h, o telefone é o 4228-8942, do Creas.

Caso haja aceitação, a pessoa será encaminhada para acolhimento em abrigo, receberá alimentação e higienização e, em caso de problemas de saúde, será levada para a UPA. Em breve, a Seais irá disponibilizar um outro abrigo, com mais 40 vagas.