Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou evento nesta quarta-feira (27/4) para anunciar a retomada de atividades presenciais nos cinco CISEs (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade: João Nicolau Braido (Bairro São José), Dr. Moacyr Rodrigues (Santa Paula), Francisco Coriolano de Souza (Nova Gerty), João Castaldelli (Olímpico) e Benedicto Djalma Castro (Prosperidade). Estiveram presentes na cerimônia o prefeito José Auricchio Júnior, o deputado estadual Thiago Auricchio, secretários municipais, vereadores e agentes dos cinco CISEs.

Nessa retomada foram anunciadas a volta dos cursos de Idiomas (português, espanhol, alemão e francês), Oficinas de Artesanato do Fundo Social (crochê e pintura em tecido), Oficinas Culturais da Secult (dança, yoga, violão, canto, artesanato, desenho e teatro, entre outros), Programa Nutre&Ação Sênior, Jogos da Terceira Idade de Santo André (Jotisa), ampliação das vagas para atividades esportivas, UniMais (previsão para agosto de 2022), passeios e viagens, bailes e eventos, e jogos de mesa, bocha e malha (detalhes abaixo).

O prefeito de São Caetano relembrou com alegria a retomada das atividades presenciais. “É recomendável continuarmos adotando algumas medidas de proteção, como a utilização de máscaras, principalmente em ambientes com aglomerações. Mas é com alegria que depois de dois anos extremamente difíceis estamos aqui novamente, celebrando a vida”, disse Auricchio.

Novidades foram apresentadas durante a cerimônia: o Programa Mente Viva, as Práticas Integrativas e Complementares (Auriculoterapia), a modernização dos fluxos de atendimentos da Saúde (Geriatria, Fisioterapia e Enfermagem), Hortaterapia, Programa Mala Pronta e as inscrições para monitoria de passeios e viagens (detalhes abaixo).

O deputado estadual Thiago Auricchio também deu as boas-vindas para os associados dos centros integrados. “Quero saudar a vida de todos vocês, saudáveis, depois de passarmos por anos difíceis e perdermos entes queridos. Espero que todos tenham um ótimo retorno às atividades.”

 

INSCRIÇÕES

Cursos de Idiomas em parceria com a Escola Paulo Sérgio Fiorotti - as inscrições acontecem nos dias 28 e 29/4, nos CISEs: Espanhol será oferecido nos CISEs Moacyr Rodrigues, João Nicolau Braido e João Castaldelli; Francês no Moacyr Rodrigues e João Castaldelli; Português no Moacyr Rodrigues e Alemão no João Nicolau Braido;

Oficinas de Artesanato do Fundo Social - inscrições nos CISEs: Pintura em tecido em todos os centros e Crochê no Moacyr Rodrigues, no João Nicolau Braido, no João Castaldelli e no Benedicto Djalma Castro;

Oficinas Culturais: inscrições nos CISEs, nos dias 2 e 3 de maio - Dança circular no Moacyr Rodrigues, João Nicolau Braido e João Castaldelli; Yoga no Moacyr Rodrigues, no João Nicolau Braido, no João Castaldelli, no Francisco Coriolano de Souza e no Benedicto Djalma Castro; Violão no Moacyr Rodrigues, no João Nicolau Braido, no João Castaldelli; Canto/coral no Moacyr Rodrigues, no João Nicolau Braido, no João Castaldelli; Artesanato no Moacyr Rodrigues; Artesanato sustentável no Moacyr Rodrigues e no João Nicolau Braido; Ritmos no João Nicolau Braido; Desenho no João Nicolau Braido; Teatro no João Nicolau Braido;

Programa Nutre&Ação Sênior, outra parceria com o Fundo Social: inscrições nos CISEs, nos dias 2 e 3/5;

Ampliação de vagas para atividades esportivas, numa parceria com a SELJ: inscrições nos CISEs, nos dias 4 e 5/5: ginástica, alongamento, pilates, musculação, hip hop, forró, vôlei simplificado, ritmos, treinamento resistido, dança de salão e malha. Atualmente, são 1.900 alunos matriculados. Serão abertas mais 900 vagas;

Monitoria voluntária de passeios e viagens: inscrições na Comtid (Rua Rafael Corrêa Sampaio, 600, Santa Paula). O munícipe deverá ser associado de algum CISE há pelo menos 3 anos.

UniMais: Inscrições em junho, na Comtid (Rua Rafael Correa Sampaio, 600, Santa Paula). O munícipe deverá ser associado de algum CISE há pelo menos 3 anos; e ter idade igual ou superior a 50 anos.