Durante a pandemia de coronavírus que atinge o país, a população precisa se proteger, também, de preços abusivos praticados por comerciantes e de golpes que têm como principais alvos usuários de telefone celular.

De acordo com o Procon, a população precisa tomar muito cuidado ao abrir qualquer link que venha pelo celular, pois estão sendo feitos vários golpes em nome de Bancos e do próprio Governo.

Com relação aos preços abusivos, os principais alvos atualmente são gás, álcool gel e máscaras cirúrgicas. O Procon orienta a não pagar por esses itens preços muito acima da média e denunciar os comerciantes que praticam o abuso. Segundo o Procon, um valor razoável pelo botijão de gás é de até R$70; por meio litro de álcool gel pode se pagar até R$20 e de 3 a 4 reais por uma máscara cirúrgica.

COMO FAZER A SUA DENÚNCIA
Com o fechamento temporário do Atende Fácil para atendimentos presenciais, o Procon também está fazendo atendimentos online. Por enquanto, não estão sendo feitos atendimentos por telefone. O número 151 que é informado pelo site do Procon-SP é válido apenas para a cidade de São Paulo.

Veja as formas de entrar em contato com o Procon-SP para buscar orientações e fazer denúncias:

Pelo site https://www.procon.sp.gov.br/: o internauta deve acessar o site e clicar no botão “faça sua reclamação” para acessar a área de login e se cadastrar. O consumidor receberá um e-mail de confirmação de cadastro e acessando novamente ele poderá fazer sua reclamação no botão específico para o coronavírus.

Pelo aplicativo Procon-SP, que pode ser baixado nas plataformas Android ou iOS (disponível gratuitamente na App Store e Play Store).

Pelo Facebook (https://www.facebook.com/proconsp/) e Instagram (instagram.com/proconsp).

Além de receber denúncias, o perfil @proconsp no Instagram também apresenta vídeos de especialistas (lives) dando orientações gerais e respondendo dúvidas.