Texto: Eliane Parmezani MTb 48.006/Secult PMSCS

Foto: Divulgação / PMSCS

 

Pensar a dança na cidade. Essa é a proposta do projeto “Provocações na Dança”, de iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (Secult), com encontros temáticos e abertos ao público no Teatro Santos Dumont. 

A abertura e início das atividades será nesta sexta-feira, 1º de abril, às 20h. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e tem classificação indicativa livre. Ingressos serão distribuídos por ordem de chegada. O Teatro fica na Av. Goiás, n. 1.111, bairro Santa Paula, em São Caetano.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, “a proposta é reunir as companhias, escolas e grupos de dança para ouvir suas demandas, seus anseios, oferecendo o espaço (o Teatro Santos Dumont), todos os meses, para um debate aberto e participativo. Dessa forma, os profissionais se fortalecem enquanto coletivo e podem defender as ações dessa modalidade artística.” 

 

Encontro inicial

No primeiro encontro, o convidado será o bailarino, professor e coreógrafo de Jazz Dance e Dança Contemporânea, João Pirahy. O artista, que é natural de São Caetano do Sul, falará sobre a seletiva regional para o Festival Internacional “Marília em Danças 2022”. A seletiva será em São Caetano do Sul, em junho. 

O Festival ocorre em julho na cidade de Marília. Pirahy foi convidado para a Coordenação Artística. Ricardo Gimenes assina a Direção Geral. A realização é da Secretaria de Cultura de Marília. 

Ao final da primeira edição do “Provocações na Dança”, as escolas e grupos da cidade apresentarão coreografias ao público.

 

Discutindo a dança 

Os encontros acontecem nas primeiras sextas-feiras de cada mês, exceto em feriados prolongados e na edição de maio, que será realizada no dia 13. A proposta é discutir a dança em São Caetano: o atual cenário, perspectivas, políticas públicas e projetos, por meio de workshops, debates, rodas de conversa ou em outros formatos propostos pelos participantes. 

Companhias, escolas e coletivos também podem sugerir as pautas a serem abordadas nos encontros seguintes, assim como convidados e palestrantes. O objetivo é instigar a participação, a reflexão, além de ouvir propostas, aproximando o poder público de quem vive a dança na cidade. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4233-8910 ou e-mail: claudia.hirota@saocaetanodosul.sp.gov.br. Fique por dentro de todos os serviços, eventos e utilidade pública da Secult por meio do site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.