Nesta terça-feira (5/10), o prefeito de São Caetano do Sul assinou Ordem de Serviço para implantação de um novo sistema de acesso à internet sem fio em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação.

Serão instalados 990 pontos de acesso de rede nas salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.

A Prefeitura investiu R$ 9,2 milhões na nova infraestrutura de rede, que será instalada pela vencedora da licitação, a ABX Telecom. A empresa prestará o suporte total da solução pelo período de 24 meses, sob supervisão do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Prefeitura.

O Secretário de Educação agradeceu o empenho do prefeito e secretários em favor de mais essa conquista da Educação municipal. “Poucas escolas públicas do País contam com internet dessa qualidade. De acordo com um levantamento feito pela Fundação Lemann, apenas apenas 3,2% das escolas públicas brasileiras têm internet com velocidade de acordo com os padrões internacionais.” 

 

INOVAÇÃO

O novo sistema adotado, Wi-Fi 6, que representa a sexta geração de internet sem fio, vai garantir maior velocidade e estabilidade de conexão a alunos, professores e profissionais da Educação da rede municipal.

 O acesso à internet de melhor qualidade vai contribuir com a viabilização de diversos projetos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas da rede, além de reuniões e avaliações virtuais. Além do ganho na qualidade no ensino, o novo sistema permitirá maior contribuição com o programa Papel Zero da Prefeitura, que busca sustentabilidade e maior economia de recursos públicos.

 

HISTÓRIA

Durante o evento realizado no Cecape também foi realizado o lançamento oficial da revista Educação Sempre em Frente – sem deixar ninguém para trás, publicação que apresenta as ações da Secretaria de Educação no enfrentamento à pandemia e os projetos para o futuro. 

 Antes da distribuição da revista aos presentes, foi feita a entrega dos primeiros exemplares a crianças que estampam a capa da revista, alunas da rede municipal da cidade, acompanhadas de seus familiares.

A revista da Educação é um registro histórico do trabalho, dedicação e capacidade de superação de educadores e pais nos difíceis tempos de pandemia. “Essa publicação é uma homenagem à nossa gente e à nossa história”, definiu o prefeito.