Foto: Divulgação / PMSCS

O Cosem (Conselho de Segurança Municipal) de São Caetano do Sul retomou suas atividades nesta quinta-feira (11/8), no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), com novos representantes da sociedade civil, do poder público municipal e convidados da Segurança Pública do Estado de São Paulo (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), da Defesa Civil e da Força Federal, representada pelo Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra. 

A reunião foi presidida pelo secretário de Segurança (Seseg), Lourival dos Santos Silva, que apresentou ações preventivas, ostensivas e o gerenciamento de informações para subsidiar os programas de policiamento no combate à criminalidade em São Caetano.

O secretário da Seseg destacou que a retomada do Cosem foi determinada pelo prefeito José Auricchio Júnior. “Nosso principal objetivo é estreitar cada vez mais o relacionamento entre os órgãos de segurança pública e a população, através de seus representantes como agentes multiplicadores, para compartilharmos as demandas da população, os esforços da administração municipal em garantir ações preventivas, a exemplo do CGE, e disseminar ações realizadas pelas Forças de Segurança locais, a fim de proporcionar mais eficiência na manutenção da ordem pública, mais a qualidade de vida da população de São Caetano”, enfatizou Lourival.

A delegada titular de São Caetano, Luciara de Cássia Campos, enalteceu a parceria da sociedade civil com as Forças de Segurança e ressaltou o equipamento tecnológico de segurança adquirido pelo Governo Municipal para as ações de segurança e na elucidação de crimes. “Essa parceria entre sociedade civil, Forças Policiais e Governo Municipal é de extrema importância para ações preventivas e de combate ao crime, assim como no esclarecimento de delitos através do avançado equipamento de tecnologia analítica e forense”, complementou Luciara.

A reunião contou com a participação do secretário de Segurança, Lourival do Santos Silva, do comando da GCM, Rogério Gonçalves Dourado, da delegada titular da cidade, Luciara de Cássia da Conceição Campos, do comandante do Corpo de Corpo de Bombeiros, 2º tenente Lourenzo Guimarães Bariani, do sargento PM Marco Aurélio de Oliveira, que representou o capitão Rodrigo Rocco Razuk Maluf, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, do coordenador do CGE, César Wendel Delpim, e do coordenador da Defesa Civil, Juscelino Roque Brilhante.

 

COSEM

O Cosem é um órgão de assessoramento da administração municipal de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança. Suas atribuições são de propor ações integradas de natureza preventiva e assistencial, que visem à prevenção da violência do município; implantar ações com o objetivo de estimular a participação da sociedade civil organizada em projetos que visem à realização de medidas de prevenção ao crime; e receber sugestões da comunidade relativas à segurança, encaminhando as propostas aos órgãos competentes.