Estão abertas as inscrições para arte educadores e instrutores interessados em participar do programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul (Secult). O edital de credenciamento de projetos para a prestação de serviços (n° 02/2022) está disponível no Portal de Inscrições da Secretaria: https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult/Portal. Os candidatos têm até 7 de março para se inscrever.

 

O programa é um estímulo à economia criativa, uma vez que gera trabalho aos arte educadores e artistas instrutores. Além disso, as Oficinas Culturais levam capacitação aos alunos participantes, que passam a estar melhor preparados para oportunidades e renda.

 

Os profissionais contratados receberão R$ 60 por hora/aula (60 minutos), uma das remunerações mais altas da Região do Grande ABC, com acréscimo de 50% em relação ao valor vigente no município até 2021. Cada candidato pode propor um curso com carga horária total de 30, 60 ou de 90 horas.   

 

Resultado

O resultado do edital será divulgado a partir de 21/03, com prazo de dois dias úteis para recurso. A lista final com a relação dos classificados será publicada no dia 29/03, no Diário Oficial do município (diariooficial.saocaetanodosul.sp.gov.br) e no Portal da Cultura: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br. Os selecionados deverão aguardar o contato da Secult para a efetiva contratação.

 

Serão aceitos projetos inscritos nas áreas de atuação previstas no Plano Municipal de Cultura (Lei 5.159/2013) e em outras expressões descritas no edital de credenciamento. A classificação do proponente não gera direito subjetivo à contratação pela Secult.

 

O candidato pode ser pessoa física ou jurídica, com atuação na área cultural. As propostas deverão ser direcionadas prioritariamente a um dos temas previstos no Plano Municipal de Cultura. O instrutor contratado prestará serviços em equipamentos públicos ou espaços indicados pela municipalidade, localizados em qualquer bairro de São Caetano.

 

Trabalho e renda

Gratuitas e abrangendo todas as faixas etárias - infantil, jovem, adulto e terceira idade - na modalidade de educação não formal, as oficinas culturais podem ser introdutórias ou de aprofundamento dos fundamentos das áreas de atuação, proporcionando gratuitamente ao munícipe a oportunidade de qualificar-se, participar de atividades de prática cultural e de lazer, e de fornecer subsídios para a geração de trabalho e renda, movimentando a economia criativa local e fomentando a inclusão social.