Foto: Eric Romero / PMSCS

Primeira cidade do Brasil a testar os idosos em massa contra a covid-19, São Caetano do Sul ampliou a faixa-etária da ação para todos os moradores a partir dos 60 anos – até a semana passada o público foi de 60 a 75 anos. A nova estratégia começou nesta quarta-feira (29/7), no Drive Thru, localizado na Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico).

Os testes rápidos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento no site coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br. É indispensável a apresentação de documento pessoal e comprovante de residência (ou o Cartão São Caetano), e o uso de máscara. O morador deverá chegar com, no máximo, 15 minutos de antecedência, para evitar aglomeração. Os testes nos idosos ocorrerão até o dia 7 de agosto.

“A testagem em massa, somada a outras ações, nos permite o mapeamento da incidência do coronavírus em nossa cidade. E levar esta iniciativa aos idosos é uma estratégia fundamental dentro do nosso objetivo maior, que é salvar vidas”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior, lembrando que os integrantes da terceira idade são mais vulneráveis à covid-19.

Após o pessoal da terceira idade, a Prefeitura utilizará o Drive Thru para testar outros segmentos da população – detalhes serão divulgados oportunamente. São Caetano possui um dos maiores índices de longevidade do País (78 anos) e 21% de sua população é formada por idosos (cerca de 34 mil pessoas).

Somando os atendimentos no Drive Thru (que antes dos idosos atendeu 22.166 trabalhadores de diversos segmentos econômicos), no Disque Coronavírus, nos bloqueios de trânsito, no Inquérito Epidemiológico e nas habitações coletivas, além de servidores na linha de frente de combate à pandemia e pacientes dos hospitais, 55 mil pessoas já foram testadas, o que representa 34% da população da cidade. A manutenção dos programas e as novas estratégias deverão fazer a cidade atingir 40% da população testada em agosto.