A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realizou no sábado (20/8), no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) Maria Domingas R. Torres, 144 procedimentos odontológicos em mutirão do ProSaúde Fila Zero.

O prefeito José Auricchio Júnior esteve no local e recebeu feedback positivo da população. “Estamos avançando com os atendimentos e diminuindo a demanda reprimida, por conta da pandemia. Cuidar da saúde bucal é essencial. O dentista pode ser o primeiro a diagnosticar diversas doenças”, afirmou o prefeito.

“As ações do ProSaúde Fila Zero têm nos ajudado a ofertar serviços à população, por meio de ações concentradas em especialidades ou nos  bairros com maior demanda. Além de reduzir filas de espera, garantimos acesso ao atendimento e tratamento nas mais diversas áreas”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Para o mutirão de odontologia foram agendados 198 procedimentos: 144 cirurgias, 10 tratamentos de canal, 24 triagens de ortodontia e 20 atendimentos de periodontia. “Embora o frio tenha causado absenteísmo de 27%, terminamos o dia com saldo muito positivo. Foram mais de 140 procedimentos realizados em quatro especialidades odontológicas diferentes. Graças a nossa equipe técnica coesa e comprometida, atendemos nossos munícipes sem nenhuma intercorrência. Nossa equipe administrativa deu suporte impecável na organização desta ação”, destacou o coordenador do CEO, Carlos Eduardo Bassuto.

Bruna Camargo Gomes levou seu filho Gustavo, 10 anos, para fazer uma avaliação. “Ele passou com o dentista na escola, foi encaminhado para Unidade Básica de Saúde para tratar uma cárie e lá, a dentista me falou que ele precisaria de uma avaliação com ortodontista. Hoje, passamos com a dentista que confirmou a necessidade do aparelho e já fez todo encaminhamento. Gostei muito, tudo organizado e rápido”, afirmou Bruna.

A ação contou com a participação de mais de 40 profissionais entre dentistas, auxiliares e técnicos administrativos. No Complexo Hospitalar de Clínicas, sábado também foi dia de mutirão. Foram realizadas 12 endoscopias e seis colonoscopias. 

PROSAÚDE FILA ZERO

O Programa ProSaúde Fila Zero realizará, até dezembro, diversos mutirões de cirurgias, exames e consultas atendendo as demandas represadas por conta da pandemia. Todos os mutirões estão sendo realizados com agendamentos respeitando as prioridades e o tempo de espera nas especialidades.