Texto: Eliane Parmezani e Nelson Albuquerque/Secult PMSCS

Foto: Alceu Valença (crédito: Leo Aversa)

Marcada pela pluralidade de performances e de manifestações artísticas, a tradicional Entoada Nordestina, uma das maiores e mais importantes festas do Estado de São Paulo em celebração à rica cultura da Região Nordeste, volta a ser um evento presencial. A festa de cultura popular e culinária típica é idealizada e promovida pela Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da sociedade civil.

O evento acontece entre os dias 20 e 22 de maio: sexta-feira, das 16h às 22h, sábado, das 11h às 23h e domingo, das 11h às 22h, no Espaço Verde Chico Mendes (Rua Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica). A entrada é solidária: 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município. É gratuito e tem classificação livre.

A gastronomia terá várias delícias regionais, tais como baião de dois, acarajé, mocotó e outros caldos, sarapatel, buchada de bode, tapioca, cocada, pamonha e curau. A novidade deste ano é o Esquenta Pra Entoada: entre 18 e 20/5, sempre das 12h às 13h, haverá apresentação do Forró de Todos, com a artista Neide Garapé, em praças da cidade.

Confira a programação completa:

Esquenta Pra Entoada

Forró de Todos, com Neide Garapé

18/05, quarta-feira, das 12h às 13h – na Praça da Figueira (Bairro Nova Gerty)

19/05, quinta-feira, das 12h às 13h – na Praça da Riqueza (Bairro Prosperidade)

20/05, sexta-feira, das 12h às 13h – na Rua Conde Francisco Matarazzo (Rua 24 horas - Bairro Fundação)

Entoada Nordestina

19h Rodrigo Régis e Tatá Alves

20h30 Falamansa

Identidade, ação e memória

A Entoada Nordestina é uma festa de costumes, que visa fomentar o reavivamento de identidade, ação e memória por meio da cultura de raiz, e homenagear a comunidade nordestina de São Caetano do Sul. A primeira edição aconteceu em 2009, no Bosque do Povo, quando foi integrada ao Calendário Oficial de Festejos do Município.

Durante os três dias de evento (20, 21 e 22/5), o estacionamento do ParkShoppingSãoCaetano estará funcionando também para atender a Entoada Nordestina. O shopping disponibilizará traslado entre a festa, no Espaço Verde Chico Mendes, e o estacionamento, que fica na Rua Alameda Terracota, 545, bairro Cerâmica.

Fique por dentro de todos os serviços, eventos e utilidade pública da Secult por meio do site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.