Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

 

São Caetano do Sul é um dos destaques do ranking “Melhores Cidades do Brasil 2022”, produzido anualmente pela revista IstoÉ. O município obteve o primeiro lugar, dentre as cidades de médio porte, no item Indicadores Digitais, figurando também no topo nos subitens Acesso Digital ao Conhecimento e Mobilidade Digital.

São Caetano conquistou também o primeiro lugar do País em Execução do Orçamento, pela capacidade de gerir o orçamento e sanear as contas públicas. “O ajuste fiscal está vigente até hoje, nos levando à busca constante pelo equilíbrio das contas públicas, pela disciplina e respeito ao orçamento, e com a busca de recursos externos para fazer face aos investimentos que o município eventualmente não tenha condição de fazer”, afirma o prefeito.

No quesito Indicadores Sociais, São Caetano obteve a segunda colocação, em todo o Brasil, destacando-se na Educação (terceiro lugar no ranking geral e segundo entre as cidades de médio porte).  Também conquistou a segunda colocação em Padrão de Vida dentre as cidades brasileiras de médio porte.

Na soma de todos os quesitos, São Caetano ocupa a 10º colocação em todo o Brasil e o primeiro lugar na Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Considerando as cidades de médio porte, alcançou o segundo lugar, atrás somente de Jaraguá do Sul (SC).

Para o prefeito, a conquista do primeiro lugar em indicadores digitais é o resultado de uma série de investimentos em tecnologia e inclusão digital, que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população – investimento que repercute também, na qualidade da Educação e nos indicadores sociais. 

“A informação é fundamental para a vida em sociedade nos tempos atuais. A internet encurta distâncias e promove oportunidades. Seja para saber das notícias, marcar uma entrevista de emprego ou, simplesmente, para manter contato com os amigos, é importante estar conectado. Por isso, quando a Prefeitura de São Caetano do Sul investe em inclusão digital, ela está investindo em cidadania.”

 O ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, feito em parceria com a Editoria Três e a agência de risco Austin Rating, levou em consideração todos os 5.565 municípios do País. Para esse levantamento foram mapeados 281 indicadores ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, e educação, além de inclusão digital e social.

 A análise dos indicadores foi feita de forma quantitativa e qualitativa. As informações foram extraídas de fontes como o Datasus, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Trabalho e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outras.

 

ESCOLAS

São Caetano do Sul tem investido fortemente em tecnologia nas áreas de educação, saúde, segurança e inclusão digital. Nas escolas, a Prefeitura tem investido em recursos tecnológicos como lousas digitais, computadores, notebooks, mesas educadoras e tablets. “Por meio de parceria com o Google, sem custo algum para a cidade, as escolas também têm à disposição a plataforma Google for Education, que inclui ferramentas para criação de textos e planilhas, e-mails e até websites com propósitos educacionais”, exemplifica o prefeito.

Neste ano, a Prefeitura de São Caetano também realizou uma importante modernização na Biblioteca Paul Harris, dotando a biblioteca também de e-books e tablets. Além disso, a nova biblioteca possui plataforma de leitura digital, a ‘Árvore de Livros’, aplicativo que possibilita leitura (em computador ou celular) de cerca de 3 mil títulos de 600 editoras.

O prefeito destaca que a cidade foi a primeira do País a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital, a Prova São Caetano. E, agora, conta com rede wi-fi de última geração (Wi-Fi 6) em todas as unidades da Secretaria de Educação, contemplando escolas, bibliotecas, escolas de idiomas e Centro de Formação de Profissionais da Educação. Foram instalados 990 pontos de acesso de rede nas salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares.

 

WI-FÁCIL

Mas a inclusão digital foi além dos muros das escolas e chegou também às praças da cidade. Visando a levar ainda mais conhecimento à população, garantindo “todo mundo conectado”, em 2018 a administração lançou o programa Wi-Fácil, passando a oferecer internet gratuita nos parques e praças. Para acessar a internet nessas áreas públicas, basta se conectar à rede Wi-Fácil São Caetano do Sul e fazer a autenticação por meio de conta no Facebook ou e-mail.

Agora, a cidade já está pronta para receber a tecnologia 5G, a quinta geração de rede de internet móvel, que trará altíssima velocidade de conexão e possibilitará maior quantidade de usuários simultâneos. No momento, apenas 19 cidades do país estão preparadas para essa transição tecnológica. E São Caetano está nesse seleto grupo graças a uma legislação que garante a instalação de uma infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicações. 

 

SAÚDE

Na Saúde, o prontuário eletrônico e o serviço de Telemedicina contribuem para agilizar o atendimento, reduzindo filas. Durante os períodos mais desafiadores da pandemia de covid, a plataforma Disque Coronavírus e o atendimento de Telemedicina foram fundamentais para prestar um atendimento de qualidade à população.

Agora, com o objetivo de diminuir a fila de espera e agilizar o atendimento a exames, consultas e cirurgias represados pela pandemia, a Prefeitura de São Caetano do Sul lançou o programa ProSaúde Fila Zero. Serão R$ 11 milhões de investimentos, até dezembro, para a realização de  diversos mutirões de cirurgias e consultas, além de um novo serviço de Telemedicina. A tecnologia vai trazer resolutividade em consultas, com atendimento especializado em cinco consultórios virtuais por 12 horas diárias.

 

SEGURANÇA

Com a operação de 352 câmeras, o CGE permite que todos os 15 km² da cidade sejam monitorados em apenas 4 minutos. Operadores, policiais militares, guardas civis municipais, agentes de trânsito e da Defesa Civil revezam-se em turnos de seis horas diárias para o monitoramento de imagens de alta resolução, mesmo à noite.

O resultado dessa iniciativa foi o aumento da segurança para a população, com vigilância 24h em todas as entradas, saídas, corredores comerciais e outras centenas de lugares do município.

 A tecnologia traz um ganho inestimável não só para a prevenção de crimes, mas também para o trânsito e para os atendimentos a acidentes ou desastres naturais. Toda situação de urgência e emergência pode ser monitorada pelo CGE, a fim de que a CGM e a Defesa Civil possam atuar com a máxima rapidez.

 O amplo sistema de monitoramento, instalado no Bairro Cerâmica, só foi possível a partir da instalação de mais de 240 quilômetros de fibra ótica, o que garante conexão eficiente, sem falhas na transmissão das imagens.