O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, estiveram nesta quinta-feira (18/8), no Atende Fácil Saúde. A unidade, que será inaugurada em breve, começou a receber os grandes equipamentos de imagem, entre eles a ressonância magnética, que já está montada e pronta para ser utilizada. O município é o primeiro da região a prestar atendimento com o aparelho Magneton Altea, da Siemens, com inteligência artificial e tecnologia de última geração. 

“Hoje esse é o equipamento com maior diâmetro do mercado brasileiro. São 70 centímetros, oferecendo mais flexibilidade e a sensação de amplitude maior ao paciente. Além disso, possui um software para aceleração de exames, reduzindo o tempo dentro do equipamento”, explicou Auricchio.

A sala para realização dos exames de ressonância magnética está pronta e humanizada. “Criamos um ambiente agradável para que as pessoas façam os exames com mais tranquilidade. Muitos alegam claustrofobia, medo, e o ambiente acolhedor ajuda a melhorar a experiência dos pacientes”, afirmou Regina Maura. 

O aparelho possui inteligência artificial que agiliza e seleciona os melhores parâmetros,  adequando a aquisição de imagens para cada tipo de exame. Tem redução de ruídos e pressão sonora, o open bore de 70 centímetros e software para aceleração de exames, que garante ganhos na produtividade. 

ATENDE FÁCIL SAÚDE

O Atende Fácil Saúde está localizado na esquina das Avenidas Goiás e Senador Roberto Simonsen, em área de 4.200 m². Uma unidade moderna que reunirá Centro de Especialidades Médicas, Centro de Diagnósticos, com unidade de análises clínicas e por imagem (ultrassom, tomografia, ecocardiograma e ressonância magnética); Centro de Geriatria e a primeira farmácia pública 24h da cidade, que funcionará os 7 dias da semana, entre outros serviços.

A estimativa é a de realizar 30 mil consultas, exames e procedimentos por mês, sem contabilizar a demanda farmacêutica.

O investimento total foi de R$ 20 milhões, sendo R$ 14.549.407,73 na construção do Atende Fácil Saúde e o restante para a aquisição de equipamentos e mobiliário. Os recursos são provenientes da Linha de Crédito em Apoio a Investimentos Municipais da Agência de Fomento do Estado, a Desenvolve SP. O Deputado Estadual Thiago Auricchio encabeçou articulação junto ao Governo do Estado para a captação dos recursos.