Foto: Eric Romero

A Prefeitura de São Caetano do Sul encerrou nesta quarta-feira (30/11) a Campanha Novembro Azul, que durante todo o mês realizou 1.594 exames e consultas em ação de prevenção ao câncer de próstata na Carreta Móvel da Saúde, percorrendo diversos pontos da cidade.

“Ficamos muito felizes com o resultado alcançado. Percebemos que, a cada ano, vamos conquistando mais adesão dos homens em campanhas que alertam sobre a importância do diagnóstico precoce e cuidados preventivos. As visitas regulares às unidades de saúde não devem ser esquecidas, assim como a adoção de hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e alimentação balanceada. Toda dor e desconforto deve ser investigada. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce", afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Entre os dias 1 e 30 de novembro, foram realizados  988 exames de ultrassonografia, sendo 635 de próstata via abdominal, 99 de abdômen total e 254 de vias urinárias. Além disso, foram realizados 546 testes de PSA e 60 consultas com especialistas, para pacientes com exames alterados. 

“Os números são impactantes e mostram a importância deste tipo de ação, em que a conscientização da população é indispensável. Com certeza, o cuidado e a prevenção de doenças prolonga a sobrevida das pessoas e os homens devem se cuidar. Planejamos e organizamos as estratégias de atendimento na Carreta, o que foi fundamental na aderência das pessoas. Todos os atendimentos realizados já previam exames necessários para o rastreio de possíveis problemas e agilizaram o seguimento dos pacientes. Casos com suspeita de câncer de próstata foram encaminhados para biópsia e, posteriormente, para nova avaliação e seguimento de tratamento”, destacou o coordenador de Urologia do município, Marcello Gava.