Foto: Letícia Teixeira

A Prefeitura de São Caetano do Sul encerrou nesta quarta-feira (15/12) o atendimento com exames para homens na Carreta Mais Saúde para o Homem, que percorreu diversos espaços da cidade. Durante 34 dias, com atendimentos de segunda a domingo, foram realizados 8.848 exames, 2.094 consultas, além de 346 encaminhamentos para cardiologista e urologista. 

Os homens realizaram exames como teste de PSA Rápido, eletrocardiograma, ultrassom de abdômen total, ultrassom do aparelho urinário e ultrassom de próstata via abdominal. “Fomos surpreendidos com a procura de homens pelos exames de prevenção. Ficamos felizes já que, de maneira geral, eles costumam negligenciar a procura por atendimento médico preventivo por questões culturais. O sucesso de nossas ações, nos leva a avaliar novas ações estratégicas para promoção da Saúde”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.  

MULHERES

No dia 30 de novembro, a Carreta Mais Saúde para a Mulher encerrou os atendimentos após a quase dois meses ofertando, em livre demanda, exames como ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, papanicolau e Linda (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas). 

Foram duas carretas, uma itinerante que percorreu diversos pontos da cidade, e a outra que permaneceu no Parque Chico Mendes. Durante o período foram realizados 7.726 ultrassonografias de mama, tireóide e transvaginal; 2.770 exames de papanicolau; 4.172 Lindas, além de 2.345 consultas médicas, 146 encaminhamentos para mastologista e 1.918 solicitações de exames de mamografia.