Foto: Letícia Teixeira

 

A Secretaria de Saúde de São Caetano realizou, entre os dias 24 e 26 de novembro, a sexta edição do Saúde nos Bairros, mutirão de consultas especializadas que faz parte do Programa ProSaúde Fila Zero. A atividade ocorreu na UBS Dolores Massei, no Bairro São José, e realizou 355 atendimentos no período. 

 

“Mais de 20% dos atendimentos do mutirão foram realizados por telemedicina. Estamos levando o atendimento remoto para as unidades que recebem o mutirão e a ação tem sido muito positiva. São Caetano foi pioneira nesse tipo de atendimento, no qual o paciente vai ao Núcleo Municipal de Telemedicina e recebe todo o suporte da equipe de enfermagem que faz triagem antes da consulta e acompanha todo o atendimento, auxiliando o paciente. Além de termos aumentado a capacidade de atendimentos em mais de 50%, estamos conseguindo diagnósticos mais rápidos”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. 

 

“Nosso saldo com os mutirões têm sido bastante positivo. Consegui equalizar as filas das unidades que tinham as maiores demandas represadas. A cada ação é feito um estudo minucioso da unidade para que possamos concentrar os atendimentos em especialidades que têm maior solicitação como cardiologia, urologia, neurologia e dermatologia, entre outros. Nas seis unidades que receberam o mutirão, a fila de espera foi reduzida em 70%”, comemorou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.  

 

De modo geral, os números apresentados durante o lançamento do Programa ProSaúde Fila Zero já representam uma redução de mais de 60% na fila para diversas especialidades, cirurgias e exames. 

 

SAÚDE NOS BAIRROS

 

Durante o mutirão da semana, foram realizados 522 agendamentos e 355 pessoas compareceram às consultas em 12 especialidades: cardiologia; cirurgia plástica; dermatologia; endocrinologia; neurologia; otorrino; urologia; ortopedia; odontologia; oftalmologia; reumatologia e vascular.