O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, participaram nesta quinta-feira (30/6) do primeiro dia de mutirão de consultas com especialistas do Saúde nos Bairros, ação que faz parte do programa ProSaúde Fila Zero lançado nos últimos dias. 

Até dezembro será realizado um mutirão por bairro, nas unidades que têm maior demanda reprimida por consultas com especialistas. As consultas são previamente agendadas respeitando as prioridades de espera com cada especialista. “Atendimentos descentralizados e geolocalizados referenciados na unidade do bairro são o grande diferencial da ação. Vamos dar celeridade e comodidade aos moradores”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.  

O primeiro mutirão está sendo realizado na UBS Angelo Antenor Zambom, no Bairro Boa Vista, com início na sexta (30/6), seguindo até este sábado (2/7). A unidade está funcionando excepcionalmente em horário ampliado, até 21h e, no sábado, até 12h, para atender o aumento de consultas extras. 

A unidade atenderá 1,1 mil consultas em três dias, além dos atendimentos de rotina que realiza no dia-a-dia. “Estão sendo atendidas 11 especialidades de forma tranquila, com agendamentos realizados entre 8h e 21h, e, sem dúvida, estamos vendo um dos mutirões mais organizados que já realizamos. No primeiro dia foram 400 pessoas atendidas com absenteísmo de 15%. Até sábado, serão mais 700 pessoas atendidas”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Além dos consultórios, estão funcionando também os trailers oftalmológico e odontológico. As especialidades que estão sendo atendidas são: cirurgia plástica, cardiologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia, vascular, gastroenterologia, odontologia buco-maxilo e oftalmologia. 

Até dezembro, as seis unidades com maior demanda represada, que totalizam 14.600 atendimentos, serão atendidas pelo Saúde Nos Bairros na seguinte ordem: Angelo Antenor Zambom, Centro Policlínico Gentil Rstom, Amélia Locatelli, Caterina Dall’Anese, Nair Spina Benedicts e João Luiz Pasqual Bonaparte;

ProSaúde Fila Zero  

Com o objetivo de diminuir a fila de espera e agilizar o atendimento a exames, consultas e cirurgias represadas pela pandemia, a Prefeitura de São Caetano do Sul lançou no dia (27/6) o programa ProSaúde Fila Zero. Com R$ 11 milhões de investimentos, até dezembro, serão realizados  diversos mutirões de cirurgias e consultas, um novo serviço de Telemedicina e o Saúde nos Bairros, com agendamento de pacientes que aguardam por consultas de especialistas em cada unidade.

Todos os atendimentos serão realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias. Um planejamento minucioso estudou as especialidades com maior demanda e definiu prioridades para o programa, que vai realizar 2,3 mil cirurgias; 25 mil consultas; 13,3 mil exames e 4,8 mil atendimentos em fisioterapia, além dos procedimentos de rotina.