Foto: Leticia Teixeira

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul realiza até sábado (27/8), a terceira edição do Saúde nos Bairros, mutirão de consultas especializadas, que faz parte do Programa ProSaúde Fila Zero. Em quase dois meses de programa, já foram realizados 11.551 agendamentos extras em consultas, exames e cirurgias. 

O mutirão está sendo realizado na UBS Amélia Richard Locatelli nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), até 21h, e sábado (27), das 8h às 12h. 

As consultas são previamente agendadas, respeitando as prioridades de espera com cada especialista. “Nesta edição, estamos com 13 especialidades, 26 médicos e 723 agendamentos para os três dias do programa. Uma novidade no Santa Maria é a consulta do vascular por Telemedicina, o que nos possibilitou ampliar em 120% o atendimento nesta especialidade”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Além dos consultórios, estão funcionando dois trailers oftalmológico e odontológico. As especialidades que estão sendo atendidas são cardiologia; cirurgia plástica; vascular; dermatologia; endocrinologia; hematologia; nefrologia; neurologia; ortopedia; otorrino; urologia; odontologia e oftalmologia.

“Foi tudo muito rápido e organizado. Passei com meu filho no pediatra, que pediu uma avaliação oftalmológica. Hoje, já consegui passar meu filho pela especialista”, afirmou Roberta Soares Magalhães, mãe de Daniel Soares Magalhães, 8 anos, que passou pelo atendimento oftalmológico. 

Até dezembro, será realizado um mutirão por bairro, nas unidades que têm maior demanda reprimida por consultas com especialistas. Em junho, o Saúde nos Bairros foi realizado na UBS Angelo Antenor Zambom e, em julho, no Policlínico Gentil Rstom, agendando mais de 1,7 mil pacientes nas duas unidades. 

PROSAÚDE FILA ZERO  

Algumas especialidades, como ortopedia (demanda reprimida era de 5 mil pacientes), já foram cumpridos 90% da meta de atendimentos. Seguida de cirurgias odontológicas, com 76,4% do total de 500 pacientes que aguardavam por cirurgias, e cirurgias urológicas, que atendeu 51% da demanda (100 pacientes). Em quase dois meses de programa, foram realizados 11.551 agendamentos extras em consultas, exames e cirurgias.

Com o objetivo de diminuir a fila de espera e agilizar o atendimento a exames, consultas e cirurgias represadas pela pandemia, a Prefeitura de São Caetano do Sul lançou no dia 27/6 o Programa ProSaúde Fila Zero. Todos os atendimentos são realizados por agendamento, respeitando as prioridades da fila e o tempo de espera pelas consultas, exames e cirurgias.