Foto: Alexandre Yort

A Secretaria de Saúde realizou, entre os dias 25 e 27 de agosto, a terceira edição do mutirão de consultas especializadas do Saúde nos Bairros, ação que faz parte do programa ProSaúde Fila Zero. A atividade ocorreu na UBS Amélia Richard Locatelli, no Bairro Santa Maria, e realizou 522 atendimentos no período. No sábado (27), também foram realizadas 38 cirurgias de catarata, no mutirão do Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares, e 24 procedimentos de endoscopias e colonoscopias, no Complexo Hospitalar de Clínicas.

O prefeito José Auricchio Júnior esteve no sábado (27) nas unidades que realizaram os mutirões e ficou muito satisfeito com o retorno da população. “Temos escutado muitos elogios da população que está participando dos mutirões e, em especial, estamos felizes com o empenho da nossa equipe médica. Eles abraçaram o projeto e têm participado das ações atendendo em horários alternativos, além de suas agendas diárias”, afirmou. 

“Além das unidades estarem realizando consultas, exames e cirurgias em horários alternativos, durante a semana, temos feito ações em quase todos os finais de semana para atender nossa demanda. As ações deste fim de semana registraram poucas faltas: foram 22,3% de absenteísmo no Santa Maria, nas consultas do Saúde nos Bairros, e 5% nas cirurgias de catarata”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Nesta edição foram atendidas 13 especialidades, com 26 médicos envolvidos e 723 agendamentos para os três dias do programa. Além dos consultórios, funcionaram dois trailers (oftalmológico e odontológico) e uma sala de Telemedicina na especialidade vascular. As especialidades atendidas foram cardiologia; cirurgia plástica; vascular; dermatologia; endocrinologia; hematologia; nefrologia; neurologia; ortopedia; otorrino; urologia; odontologia e oftalmologia.

“Eu estava aguardando para passar em consulta com oftalmologista,estava com sensação de vista embaçada e areia nos olhos. Adorei o atendimento do Dr. Lucas, que já identificou catarata no olho esquerdo e fez encaminhamentos e solicitações de exames”, afirmou Alda Montanher, que esteve no Saúde nos Bairros.

Até dezembro será realizado um mutirão por bairro, nas unidades que têm maior demanda reprimida por consultas com especialistas. As consultas são previamente agendadas respeitando as prioridades de espera com cada especialista. 

HOSPITAL DE OLHOS

No Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares foram realizadas 38 cirurgias de catarata no sábado. Francisca Pereira da Silva, 74 anos, saiu do centro cirúrgico muito feliz. “Foi excelente o atendimento. Eu fui operada ano passado da outra vista, em João Pessoa, onde eu estava morando, não tem comparação com o atendimento de São Caetano. A equipe daqui está de parabéns. Eu já estou enxergando”, comemorou.