Texto: Eliane Parmezani/Secult PMSCS (MTb - 48.006) - com informações do Consulado Geral da Hungria

Foto: Dandelion (crédito: Bence Máté)

 

Nesta sexta-feira, 08/04, a partir das 19h, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Consulado Geral da Hungria, realiza a abertura da exposição “Tesouros naturais do Grupo de Visegrád - Hungria, Eslováquia, Tchéquia e Polônia”. 

O evento será no Cecape - Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação “Dra. Zilda Arns” (hall), na Rua Tapajós, 300, bairro Barcelona, em São Caetano do Sul, com  a participação do duo Phina Stampa, da Secretaria de Cultura de São Caetano - Ivany Barretto (voz) e Ogair Júnior (teclado), interpretando clássicos da MPB. A visitação da mostra, gratuita e aberta ao público de todas as idades, segue até 06 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h.

A exposição apresenta a beleza natural dos quatro países localizados na região central da Europa em 60 imagens premiadas. O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria solicitou à naturArt, a Associação Húngara de Fotógrafos de Natureza, a organização e coordenação do projeto. Coube às maiores associações de fotógrafos dos países do Grupo de Visegrád selecionar as imagens.

 

Associação Húngara de Fotógrafos de Natureza - www.naturart.hu

Fundada em 1989 com a finalidade de promover a ética no âmbito da fotografia natural na Hungria. Organiza anualmente a competição “Fotógrafo Natural do Ano”, a maior do gênero na região. Figuram entre seus membros nomes como Bence Máté, Csaba Daróczi, Imre Potyó, István Kerekes, Orsolya Haarberg, Milan Radisics.

 

Associação Eslovaca de Fotógrafos da Vida Selvagem - www.wildlifephoto.sk

Tem por missão elevar o nível social e artístico da fotografia natural na Eslováquia, bem como apoiar e popularizar a preservação da natureza. Membros mais famosos: Miroslav Zumrík, Peter Fodor, Jakub Mrocek, Dominik Kalata, Stanislav Harvančik, Iván Godál

 

Clube dos Fotógrafos de Natureza (República Tcheca) - www.klubfotografu.cz

Seu princípio norteador é o conceito de “caça sem armas”. Membros mais destacados: Sláva Štoch, Jan Rys, Eduard Studnička, Ján Dubeň, Miroslav Kratochvíl, Rostislav Stach, Antonín Říha, Jaromír Zumr.

 

Associação Polonesa de Fotógrafos Naturais - https://zpfp.pl

Propõe a promoção de boas práticas na fotografia de animais e plantas, tal como determinado pelo seu Código de Ética. Alguns renomados membros: Artur Tabor (in memoriam), Katarzyna Gubrynowicz, Joanna Antosik-Żołąndek, Mateusz Pieisak, Adam Ławnik, Janusz Wojcieszak, Karol Woźniakowski, Wiesłav Lipiec, Agnieszka i Włodek Bilińscy, Cezary Korkosz, Grzegorz Lewandoski.

 

Grupo de Visegrád (V4)

O Grupo de Visegrád (V4) é uma aliança regional da Europa Central que existe desde 1991 e que corresponde também a uma região geográfica munida de rico patrimônio cultural e espetaculares tesouros naturais. Os países do V4 cooperam de modo a articular interesses comuns junto à União Europeia.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4233-8910 ou e-mail: cultura@saocaetanodosul.sp.gov.br. Fique por dentro de todos os serviços, eventos e utilidade pública da Secult por meio do site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.