Gisele Lopes (MTb - 29.334)

Foto: Divulgação/PMSCS

Nas últimas semanas, o Comitê de Emergência e Combate ao Coronavirus vem observando nova alta de casos positivos da covid-19. O mapeamento da plataforma Disque Coronavirus e dos atendimentos crescentes de síndromes gripais já mostrava aumento na média móvel de casos. No início de novembro a cidade registrava positividade média de 4 casos diários. Nos últimos dias, a média móvel saltou para 53 casos diários. 

Na última semana, houve aumento de 38,8% de testes realizados. “Há um grande aumento na positividade de exames nos últimos dias, chegando a 45%. Isso ainda não reflete aumento no número de internações em decorrência da infecção pelo coronavirus, mas é necessário a adoção de medidas preventivas”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. 

Após reunião realizada pelo Comitê na quinta-feira (17/11) ficaram definidas novas ações para prevenção: suspensão das visitas hospitalares; reforço da obrigatoriedade do uso de máscara em todos os equipamentos de saúde, públicos ou privados; recomendação do uso de máscara em locais fechados e aglomerações; reforço da higiene das mãos; e alerta para a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19. A vacinação continua acontecendo de segunda a sábado, mediante agendamento pelo https://portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos

“Sabemos que essa variante tem maior transmissibilidade, porém menor virulência. Preocupa de qualquer forma devido a pacientes com comorbidade, onde a doença pode ser agravada e evoluir para um desfecho ruim”, finaliza a secretária.