Foto: Divulgação

Nem o frio nem a garoa, que teimaram em fazer parte do domingo (4/9) em São Caetano do Sul, foram capazes de espantar cerca de 20 skatistas e patinadores do projeto 2ª das Minas e alguns moradores do bairro, que participaram de curso de primeiros socorros ministrado pelos profissionais do SOS Cidadão 156.

O curso, realizado no auditório da Secretaria de Cultura, ao lado da pista de skate Mário Manoel Davi, no Centro, foi ministrado pela coordenadora médica do SOS Cidadão 156, Alessandra Masiukewycz, e mais sete profissionais da equipe. 

“Realizamos este curso para servidores públicos, empresas privadas e entidades sociais que nos solicitam. É de extrema importância passarmos essas informações iniciais para casos de emergência e que pegam as pessoas de surpresa”, explicou Alessandra.

O curso teve como temas acionamento do serviço de urgência (para todos), além de estações práticas, como curativos, ferimentos, hemorragia, uso do torniquete, desmaio, convulsão, engasgo, fratura, entorse, luxação, imobilizações, pranchamento e suporte básico de vida. “São alguns temas bastante recorrentes em praticantes de esportes, como skatistas, por exemplo” complementou Alessandra.

Quem também estava radiante de alegria em realizar o curso de primeiros socorros era a coordenadora do 2ª das Minas, Luciana Tozo. “O curso foi sensacional. Nosso projeto lida com pessoas, de todas as idades, praticando skate. Por isso, foi bastante proveitoso para que a gente saiba como agir de imediato num caso de acidente, inclusive para quem e quando ligar se necessário.”

O projeto 2ª das Minas envolve cerca de 40 pessoas, entre meninas e adultos predispostos a praticarem o skate e o patins, sejam iniciantes ou já praticantes. O projeto acontece às segundas-feiras, das 19h às 22h, na Pista de Skate Mário Manoel Davi, ao lado do Terminal Rodoviário Nicolau Delic (Rua Serafim Constantino, Centro).