Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

Já estão circulando por São Caetano do Sul 17 novas viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal). O grande diferencial é a tecnologia. No capô de quatro delas foram instaladas câmeras de monitoramento, com transmissão de imagens em tempo real para o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), conferindo apoio às Forças de Segurança durante as ocorrências. O sistema é inédito na região.

 

As quatro viaturas, blindadas, da ROMU (Rondas Municipais), estão equipadas com câmeras PTZ, que são características de movimentação: horizontal, vertical e zoom. Também compõem a nova frota da GCM 1 Base Móvel Comunitária de Segurança; 10 motocicletas modelo Tiger 900 cilindradas; e 2 viaturas Trailblazer para o Canil.

 

A entrega da nova frota foi formalizada pelo prefeito, José Auricchio Júnior, nesta sexta-feira (24/6), na Praça dos Expedicionários, no Bairro Santa Paula. “Este é o primeiro lote da renovação da frota da Guarda Civil Municipal. Foram entregues agora 17 veículos e, numa segunda etapa, serão entregues outros 28”, ressaltou o chefe do Executivo.

 

O deputado estadual Thiago Auricchio atribuiu os baixos índices de criminalidade na cidade ao investimento na Segurança, especialmente na tecnologia. “O CGE faz a diferença no combate à violência e na prisão de criminosos. Essas novas viaturas se somam a este esforço, que visa a proteção integral da população”, destacou o parlamentar, que encabeçou articulação junto ao governo do Estado pela instalação da Delegacia da Mulher em São Caetano.

 

Também participaram da entrega das novas viaturas o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, e o comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva, além de vereadores.