Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

O ano letivo de 2022 começou para 250 alunos da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade de São Caetano do Sul). Desse total, 160 são novos integrantes e 90 são alunos que iniciaram as aulas em 2020, ainda antes da suspensão das aulas por conta da pandemia. Os alunos participaram da Aula Magna nesta terça-feira (2/8), no Campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). A iniciativa da Prefeitura é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), com a USCS.

Durante as boas-vindas aos calouros, o prefeito José Auricchio Júnior reiterou que o programa retomará sua melhor fase desde a criação, em 2007, principalmente após os dois anos de pandemia.

“São Caetano tem uma população com perfil diferenciado, com cidadãos da Terceira Idade engajados politicamente e extremamente ativos, que assim como todos os demais moradores, passaram por momentos de grande dificuldade por causa da pandemia da covid-19. Porém, agora que estamos numa fase menos crítica da pandemia, podemos retomar as aulas presenciais com todo o cuidado necessário para este público tão seleto que merece e necessita dessas atividades”, ressaltou Auricchio.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, também falou da importância do programa voltado à Terceira Idade. “A UniMais está inscrita dentro dos programas da Secretaria de Saúde porque tem como objetivo a promoção da qualidade de vida. Essa oportunidade será muito rica para todos, uma experiência diferente, com informação, entretenimento e lazer para que nossos idosos vivam cada vez mais e melhor”, acrescentou Regina Maura.

O reitor da USCS, Leandro Prearo, foi representado pela Pró-Reitora de Graduação e Pesquisa, Maria do Carmo Romeiro, que mencionou o fato de a universidade estar de portas abertas para receber os alunos da UniMais. “É uma satisfação enorme compartilhar nosso espaço e nosso conhecimento, pois trata-se de uma relação de aprendizado mútuo, na qual os alunos transmitirão a sabedoria desenvolvida ao longo da vida e enriquecerão ainda mais a vida de todos os professores”, complementou Maria do Carmo.

 

UNIMAIS

A UniMais é uma oportunidade de convivência, diversão e aprendizagem, sem requisitos referentes a graus de escolaridade anteriores. O intuito é contribuir para que os alunos aprendam a adquirir melhores condições de saúde, assegurar o acesso a atividades artísticas e culturais, além de incentivar a pesquisa sobre temas relevantes para que tenham ainda mais qualidade de vida na terceira idade. O programa é voltado para moradores de São Caetano do Sul com idade superior a 50 anos. Criada em 2007, a UniMais já recebeu mais de 1.500 mil alunos.