Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras


SERVIÇOS


Agenda Cultural

Ouvidoria

Diário Oficial

WhatsApp São Caetano

Concursos

Saúde e Bem-Estar Animal

Atende Fácil WEB

Portal do Emprego

Agenda Cultural

Ouvidoria

Diário Oficial

WhatsApp São Caetano

Concursos

Saúde e Bem-Estar Animal

Atende Fácil WEB

Portal do Emprego



ACESSE TODOS OS SERVIÇOS


Notícias

Veja as principais notícias de São Caetano

Programa CultSanca na Rua anima Carnaval na Praça dos Imigrantes


 

 

Foto: Samuel Tchalla /Secult - PMSCS

Na tarde desta terça-feira (17/2), quem foi ao Kennedy Food Fest Especial de Carnaval pôde desfrutar da tradicional festa gastronômica e ainda cair na folia embalado pela divertidíssima banda do Triciclo Batuta. O show foi realizado graças ao programa CultSanca na Rua, implementado pela Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para promover a apresentação de artistas locais em espaços públicos da cidade – materializando, assim, edital de circulação aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (Concult).

A programação de circulação e ocupação cultural está em curso desde dezembro e seguirá ocupando diferentes espaços públicos da cidade ao longo do ano. Nesta terça de Carnaval, os palhaços do Triciclo Batuta fizeram todo mundo dançar e se divertir na Praça dos Imigrantes (Bairro Olímpico) tocando diversos instrumentos enquanto pedalavam.  O show móvel do Triciclo Batuta foi uma das propostas artísticas selecionadas pelo Edital nº 17/2025, publicado em setembro de 2025 pela Secult e Conselho Municipal de Política Cultural (Concult) para apoio a propostas artísticas de circulação local, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Desse edital nasceu o programa CultSanca na Rua, que promove a ocupação cultural de parques, praças e outros espaços abertos de São Caetano, oferecendo visibilidade e oportunidades de apresentação para artistas locais.  É resultado da gestão participativa do Concult, que deliberou e legitimou a publicação do edital, permitindo a ocupação cultural da cidade ao longo do ano. “Foi uma conquista para a cidade. Estamos investindo no artista regional, em parceria com o Conselho”, destaca a secretária de Cultura Camila Zanon.

As inscrições estiveram abertas entre setembro e outubro de 2025 e reuniram diferentes propostas artísticas para compor a programação em espaços públicos, incluindo o Espaço Expositivo da Secult. O Triciclo Batuta – Música e Palhaçaria Itinerante foi selecionado no segmento artístico Artes Circenses.

Há, também, propostas artísticas nos segmentos Artes Visuais (para ocupação do Espaço Expositivo da Secult), Contação de História, Cultura Popular/Cultura Tradicional, Dança, Música, Oficinas Artísticas Infantis e Teatro de Rua.

Por isso, vale acompanhar de perto o Portal da Cultura. Ao longo do ano, as atrações culturais do programa CultSanca na Rua serão divulgadas pela Agenda Cultural, clicando aqui. 

Prefeitura de São Caetano amplia em 40% o número de câmeras em um ano e fortalece atuação do Smart Sanca


A Prefeitura de São Caetano do Sul ampliou em quase 40% a rede de videomonitoramento da cidade em um ano com a consolidação do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências. O sistema passou de 474 câmeras, que integravam o antigo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), para 650 câmeras em operação, fortalecendo significativamente a capacidade de prevenção, monitoramento e investigação no município.

Do total atual, 510 câmeras são municipais e 140 são câmeras compartilhadas, provenientes de condomínios residenciais e empreendimentos privados que aderiram ao sistema por meio de parceria com a Prefeitura. O crescimento representa um acréscimo de 176 novos pontos de monitoramento, o equivalente a 37,2% de aumento na cobertura da cidade em comparação ao ano anterior.

A expansão da rede veio acompanhada de investimentos em tecnologia e inteligência artificial, que permitem análises em tempo real, leitura veicular, reconhecimento facial e produção de mapas de calor em regiões estratégicas. Esses recursos potencializam tanto a atuação preventiva das forças de segurança quanto o trabalho investigativo, especialmente no apoio às ações da Polícia Civil. Desde a implantação do Smart Sanca, mais de 100 procurados pela Justiça já foram capturados com o auxílio direto do sistema.

“A ampliação do Smart Sanca é uma das diretrizes do prefeito Tite Campanella, já que ele se mostrou um equipamento extremamente efetivo na gestão da cidade. Temos a meta de colocar uma câmera em cada cruzamento de São Caetano”, disse o secretário de Governo, Caio Lessio Previato.

Além da ampliação já realizada, a Prefeitura segue com planejamento para expandir ainda mais o número de câmeras, estimulando o compartilhamento de imagens por condomínios e estabelecimentos comerciais. Outras adesões estão em fase de análise técnica, reforçando a participação da sociedade civil nas políticas públicas de segurança e ampliando a eficiência do modelo de vigilância integrada adotado por São Caetano.

Com o Smart Sanca, a cidade consolida um novo patamar de gestão inteligente da segurança pública, unindo tecnologia, integração entre forças policiais e cooperação da população para tornar São Caetano cada vez mais segura.
 

Carnaval de São Caetano une famílias e atrai foliões da região


Foto: Paulo Cesar Ribeiro / Secult - PMSCS

 

O Espaço Verde Chico Mendes ficou ainda mais bonito neste final de semana. Todo colorido com confetes e fantasias, o parque ficou lotado de famílias que foram brincar e se divertir no Carnaval promovido pela Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A entrada solidária – os foliões foram convidados a doar um quilo de alimento na entrada – resultou em uma arrecadação de 840 kg de alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade. O público estimado chegou a 13 mil pessoas nos dois dias de festa. 

Muitas famílias foram com suas crianças, em uma festa que uniu descontração, segurança e alegria. Ocupavam a pista de dança em frente ao palco, o gramado sob as árvores, nos momentos de descanso e, claro, o concorrido chafariz interativo. Neste domingo (15/2), Natália Ramires, moradora do Jardim São Caetano, foi com o marido Carlos e as crianças, de 4 e 2 anos. Voltou com o menor, Enrico, no colo, já cansado de tanto brincar com confete, espuma e água. “A festa está ótima, muito organizada”, elogiou.

Do lado do palco, o casal Érica Gimenes e Emanuel conversava com os amigos, entre uma música e outra. “Carnaval para mim era só na cama”, confessou Emanuel. Acabou se rendendo à folia e não se arrependeu: “Está muito bom, gosto dessa confraternização, num ambiente descontraído”. 

E o Carnaval do Chico Mendes não recebeu apenas foliões de São Caetano. A professora Estela Mutton, moradora de São Bernardo do Campo, também prestigiou o evento. “É o terceiro ano que venho no Carnaval de São Caetano. Neste ano, meu neto me chamou para ir à praia. Deixei ele ir e vim para cá, está uma maravilha!”.

A programação eclética agradou pessoas de todas as idades: no sábado (14/2), Tricotando Folia (infantil), Maracatu Santa Izabel (cultura popular), Bandinha da Colombina (banda), Botando o bloco na rua (intervenção), Karine Calvo (banda) e Batucada Nagô (banda).  No domingo, Bloco do Curupira Pira Pira (infantil), Blue Jam Band (banda), Aydê e banda, Brincâncias Carnavalescas (intervenção), Marcelo Balvian (banda) e Bloco do Madruga (banda)

Além das atrações musicais, a programação de Carnaval ainda ofereceu oficinas artísticas, que fizeram sucesso com a criançada. Os irmãos Cecília, Isabella e Ian fizeram lindos adereços: as meninas criaram tiaras super decoradas; Ian confeccionou um chapéu estiloso. Só pararam quando a fome apertou; mas as barracas com muitas opções de pratos salgados e doces estavam logo ali do lado.

AINDA NÃO ACABOU
Quem não foi ao Carnaval do Chico Mendes, agora só no ano que vem. Mas ainda tem Carnaval em São Caetano do Sul. Nesta segunda e terça (16 e 17/2) acontece o Kennedy Food Fest Especial de Carnaval e no próximo final de semana, 21 e 22 de fevereiro o Kennedy Food Fest Ressaca de Carnaval. Gratuito e livre para todas as idades. É chegar e se divertir!

 

Prefeitura de São Caetano abre inscrições o programa Startups for Students de 2026


A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (SEDETI) e do Parque Tecnológico Municipal (PQTEC – SCS), abriu inscrições para o programa Startups for Students, iniciativa voltada à formação empreendedora de estudantes da rede pública e privada do município. 

O programa busca estimular a cultura da inovação desde o ambiente escolar, aproximando os alunos do ecossistema de tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções criativas para desafios reais. O edital com as regras do programa foi publicado nesta sexta-feira (13/2).

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação destaca o caráter educacional da iniciativa. “O Startups for Students nasce com o propósito de fortalecer a formação dos nossos jovens. Queremos desenvolver competências como criatividade e capacidade de empreender, preparando os estudantes não apenas para o mercado de trabalho, mas para serem protagonistas da própria trajetória.”

Já o subsecretário de Tecnologia e Inovação enfatiza a conexão com o ecossistema de inovação do município. “O programa aproxima os estudantes do ambiente real de inovação, permitindo contato com mentores, metodologias e práticas utilizadas no desenvolvimento de startups. Essa integração entre educação e tecnologia amplia horizontes e estimula o surgimento de novas ideias e talentos.”

As inscrições para o Startups for Students estarão abertas até 24 de março de 2026 e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/oFY2aVoVTHHW51c26 

Mais informações podem ser obtidas junto ao Parque Tecnológico de São Caetano do Sul: Rua Samuel Klein, 83 – Centro – São Caetano do Sul/SP – CEP 09510-125 - (11) 4227-7636 – e-mail: pqtec@saocaetanodosul.sp.gov.br.
 




Acompanhe nossas redes sociais




descrição_da_imagem