Prefeitura inaugura novo trecho da ciclofaixa e lança a Bike SOS Cidadão 156
- 25/02/2019
- postado por Bignardi Jr
- acervo,
A manhã do domingo (24/02) estava ensolarada, tudo propício para andar de bicicleta com a família. Foi isso que aconteceu na inauguração da segunda etapa do Projeto CicloLazer, entregue à população em cerimônia realizada na entrada do Espaço Verde Chico Mendes. Durante o evento, também foi lançada a “Bike SOS Cidadão 156”, recurso inédito no ABC de pronto atendimento médico a usuários das vias transitáveis por bicicletas.
“Com certeza, temos a maior ciclofaixa do ABC, agora inaugurando mais um trecho de quase 2 quilômetros”, afirmou o prefeito. O novo trecho abrange as Avenidas Nelson Braido e Fernando Simonsen, num trecho de 1,8 km, e se somará aos 6 km da etapa 1 (entre as Avenidas Presidente Kennedy e Goiás), aos 2 km da ciclofaixa na Avenida Tijucussu e aos 1,3 km da ciclovia da Avenida Presidente Kennedy. Ao todo, São Caetano passa a contar com 11,1 km de malha cicloviária.
O horário de funcionamento das ciclofaixas em São Caetano é das 8h às 16h, sempre aos domingos. “Trata-se de um novo trecho, que leva ainda mais lazer para os moradores e frequentadores locais do Espaço Verde Chico Mendes”, complementou o secretário municipal de Mobilidade Urbana.
BIKE SOS CIDADÃO 156
A Bike SOS Cidadão 156 é uma idealização da Secretaria Municipal de Saúde. “É um serviço prestado de maneira pioneira e exclusiva pela Prefeitura de São Caetano, baseado num modelo implantado em Balneário Camboriú (Santa Catarina). A Bike 156 tem dois socorristas circulando pela extensão da CicloLazer, para prestar os primeiros atendimentos em caso de acidente a ciclistas, skatistas, pedestres ou outros frequentadores”, explicou a secretária municipal de Saúde.
“Estaremos sempre a postos, preparados para quaisquer ocorrências. Estaremos sempre conectados com a nossa base, que fica na entrada do parque. Assim que tivermos qualquer acidente ou incidente, a primeira coisa será informar as condições do acidentado para o médico regulador, que fará a dosagem certa do medicamento indicado para o tipo de acidente”, disse Lindomar Ferreira Pauferro, 29 anos, técnico em Enfermagem e especialista em Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
A cada final de semana serão sempre dois socorristas, com bikes equipadas com desfibrilador portátil, prancha para resgate, e medicamentos como soro, glicose, dipirona e paracetamol, entre outros. Além disso, na base sempre estará uma Viatura (VTR) a postos para realizar remoções que se fizerem necessárias.






