Foto: Paulo César Ribeiro - Secult/ PMSCS

 

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), participou do Encontro Estadual do programa Pontos MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (6/3).

Realizado duas vezes por ano, esse encontro reúne gestores culturais dos municípios parceiros do programa Pontos MIS, uma iniciativa do MIS (Museu da Imagem e do Som) e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo para promover a realização de sessões gratuitas de cinema, oficinas e atividades de formação audiovisual voltadas à população.

São Caetano está integrando essa rede de municípios conectados ao MIS e iniciará, neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, uma programação especial de filmes que ampliam o debate sobre o papel da mulher na sociedade brasileira. A programação deste mês, totalmente gratuita, também inclui uma oficina de fotografia de eventos (veja abaixo a programação completa) e ocorre no auditório da Secretaria de Cultura (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula).

Segundo a secretária de Cultura de São Caetano, o objetivo do encontro estadual dos 127 Pontos MIS do Estado é o alinhamento de ações, formação e troca de experiências entre as cidades que integram a rede. A participação nesse encontro também reforça a articulação entre o município e o Estado e contribui para ampliar as possibilidades de programação cultural para a cidade. “Participar desse encontro é fortalecer pontes. São Caetano segue conectada às redes culturais do Estado para ampliar o acesso da nossa população ao cinema, à formação e às experiências culturais”, anuncia a secretária.

 Confira a programação:

  

MOSTRA ESPECIAL – MULHERES EM FOCO - Secult - Ponto MIS

Local: Auditório da Secretaria de Cultura (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul)

 

Dia 23/3 (segunda) – 19h30

Que Horas Ela Volta? (2015) – Direção: Anna Muylaert

Sinopse:

Val é uma pernambucana que trabalha como empregada doméstica em São Paulo, dedicando sua vida aos patrões enquanto mantém relação distante com a própria filha. A chegada da jovem à casa transforma a dinâmica do espaço e expõe tensões sociais e afetivas.

 

Dia 24/3 (terça) – 19h30

Como Nossos Pais (2017) – Direção: Laís Bodanzky

Sinopse:

Rosa vive o conflito entre a vida profissional e as demandas familiares. Ao descobrir segredos do passado de sua mãe, inicia um processo de questionamento sobre suas próprias escolhas.

 

Dia 25/3 (quarta) – 19h30

As Melhores Coisas do Mundo (2010) – Direção: Laís Bodanzky

Sinopse:

A trama acompanha adolescentes lidando com conflitos familiares e descobertas pessoais. Entre eles, destacam-se as vivências femininas diante de julgamentos sociais e construção de identidade.

 

Dia 26/3 (quinta) – 19h30

As Primeiras (2021) – Documentário

Sinopse:

A produção acompanha mulheres pioneiras do futebol feminino brasileiro, revelando histórias de resistência e luta por reconhecimento.

 

PROGRAMAÇÃO – OFICINA

 Dia 24/ 3 – das 14h às 19h

Oficina de Fotografia de Eventos, com Marcelo Andrade