APRESENTAÇÃO DA FUNDAÇÃO

 

A Fundação Municipal “Anne Sullivan” - FUMAS, oferece serviços especializados desde a sua criação em 1977, até os dias de hoje, atendendo crianças, jovens e adultos com surdocegueira, surdez, paralisia cerebral/deficiência física, deficiência múltipla e Transtorno do Espectro Autista - TEA. 

Ao longo do tempo, vem se aperfeiçoando, estudando e compartilhando informações com  outras instituições, assim, acumulando conhecimento ímpar, que permite ser  referência no trabalho que realiza.

É mantenedora do “Núcleo de Referência Anne Sullivan” composto por uma Unidade Escolar de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e uma Unidade de Apoio Técnico Educacional para educandos com deficiência, incluídos na Educação Básica da Rede Regular de Ensino. Também oferece, um Programa de Oficinas Pedagógicas para assistidos acima de 18 anos de idade.

Site: https://www.annesullivan.com.br/

 

SERVIÇOS

Unidade Escolar

A Escola de Educação Básica “Anne Sullivan” tem por objetivo, historicamente, proporcionar o atendimento  à pessoa com deficiência, e, como tal, promover o acesso a um currículo que viabilize sua aprendizagem e o maior desenvolvimento possível da sua autonomia, valorizando  a sua participação em todos os segmentos da escola, assim como, da comunidade, a  fim de possibilitar a ampliação da visão de mundo para que possam agir e participar  desta sociedade.  

Neste contexto, evidenciamos a promoção de acesso contínuo da comunicação social,  em sua vivência escolar e familiar como objetivo geral, pois é por meio do  “desenvolvimento da comunicação suplementar, que é realizada de forma ampliada,  englobando todas as formas de comunicação que possuem expressões linguísticas,  na forma física e fora do corpo do usuário como objeto reais, miniaturas de objetos,  pranchas de comunicação, símbolos pictográficos e os sistemas computadorizados,  todos estes são os recursos adaptados” que, frente à realidade de nossos educandos,  possibilita a construção do seu próprio conhecimento sobre o mundo (interno e  externo) tornando-o integrante e atuante na sociedade.  

Ainda, proporcionamos uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis,  etapas e modalidades de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I,  podendo o educando, estar em caráter transitório em nossa escola e ser  encaminhado para rede regular do ensino da Secretaria de Educação de São  Caetano do Sul, bem como a Secretaria da Educação encaminhar educandos para a  E.E.B. Anne Sullivan.  

 

Unidade de Apoio Técnico Educacional

A Unidade de Apoio Técnico Educacional presta suporte às Escolas da Rede Regular de Ensino, atuando com a estimulação do desenvolvimento de crianças e adolescentes do público alvo de inclusão, através de trabalho em grupo, voltado para as habilidades de convívio social, psicomotoras, de comunicação e linguagem, e habilidades para a aprendizagem escolar. 

 

Partindo das proposições inclusivas descritas no Currículo Municipal de Educação de São Caetano do Sul, que visa responder aos novos desafios de ensinar e aprender na comunidade escolar, a Unidade de Apoio Técnico Educacional têm como propósito prestar serviço de apoio educacional em parceria com as escolas, em uma ação colaborativa com a Secretaria de Educação.

 

Compõe a Unidade de Apoio profissionais das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

 

Programa de Oficinas Pedagógicas

As Oficinas Pedagógicas, representam um espaço concreto e funcional do  “aprender humano”, do “fazer humano”, mas sobretudo, do “valorizar-se” dentro das condições, habilidades e potencialidades específicas de cada um, a fim de facilitar e oportunizar a  cidadania, e a melhora na qualidade de vida.  É destinado aos educandos que, decorrente de suas  limitações, não conseguiram avançar nos estudos, e após esgotadas todas as possibilidades de recuperação da escolaridade regular, com idade mínima de 18 anos completos.

 

O trabalho é desenvolvido com grupos formados por jovens/adultos, considerando suas habilidades e  potencialidades, mas principalmente, as características de funcionalidades motoras,  psíquicas, mentais e/ou sensoriais.  Cada grupo é acompanhado por uma equipe orientadora, composta por docentes  especialistas, de Educação Física e de Comunicação,e também por  fisioterapeuta e psicólogo.  

 

Equipe Multiprofissional

Nossa equipe é formada por docentes especializados, e profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia e serviço social, a fim de atender as especificidades de nosso público alvo.

 

 

EQUIPE GESTORA

Presidente do Conselho Administrativo da FUMAS

Magali De Cassia Rosolem

 

Diretora do Núcleo de Referência

Solange Teixeira C. Keller

 

Assistente Administrativo

Riselma Bernardo Mota

 

Coordenadora de Projetos

Adriana Gomes Da Fonseca

 

Coordenadora da Unidade Escolar

Katia Luiz Arias

 

Coordenadora da Unidade de Apoio Técnico Educacional

Alina Capelli Freitas

 

Coordenadora do Programa de Oficinas Pedagógicas

Mara Cristina D. Souto

 

Contato:

E-mail: fumas.scsul.secretaria@gmail.com

Fones: 4220-3546/4220-3286/4220-3638 Fax:42206194

Al. Conde de Porto Alegre, 820 – B. Santa Maria – SCSul – SP – CEP 09560-000